Sobe para 9 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil
Subiu para nove o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira, 29. O governo identificou os possíveis quadros em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1). Ao todo, a pasta registrou 33...
Subiu para nove o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta quarta-feira, 29. O governo identificou os possíveis quadros em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Santa Catarina (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1). Ao todo, a pasta registrou 33 notificações.
“Nenhum de nós tem possibilidade de dizer com que velocidade esse possível surto irá se desenvolver no país. No momento atual, faremos uma campanha de recomendações do mesmo modo que fazemos no caso da influenza", disse João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde
O levantamento da pasta da última terça-feira, 28, havia identificado três casos suspeitos. De acordo com o Ministério da Saúde, 22 das 27 unidades da Federação têm laboratórios capacitados para realizar os testes necessários ao diagnóstico da doença.
A Saúde acrescentou que o governo federal não planeja restringir a entrada de pessoas vindas da China. Por mês, cerca de 7,5 mil pessoas voam do país para o Brasil. “A gente acredita que esse número vai reduzir pelas orientações do governo, que sugeriu que os brasileiros pensem três vezes antes de ir para China. Além disso, há expectativa de redução, porque o próprio governo chinês fez suas recomendações”, complementou Reis.
Devido ao rápido crescimento de notificações, o Ministério da Saúde anunciou que emitirá boletins diários, às 16h. Os nove pacientes identificados pelo governo até então se enquadraram na atual definição de caso suspeito para nCoV-2019 (o novo coronavírus), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, OMS. “Ou seja, apresentaram febre e, pelo menos um sinal ou sintoma respiratório, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Alberto
2020-01-29 19:54:02Infelizmente, as notícias vindas de outros países informam que o governo chinês ocultou a verdade sobre a doênça. Videos estão circulando na Internet mostrando pessoas desmaiando nas ruas e sendo recolhidas por ambulâncias. Não se trata de alarmismo. Caso pessoas que chegaram da China tenham sido contaminadas, desembarcaram em Guarulhos ou Galeão e podem ter contaminado outras. O tempo vai confirmar. Prevenção e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Lavem bem as mãos e fujam de aglomerações
LuisR
2020-01-29 17:54:56Tem sentido ter mais suspeitos em São Paulo. O negócio é evitar locais aglomerados, em especial regiões onde tem muitas lojas de chineses.