Crusoé
03.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    Sob Bolsonaro, a consagração do fisiologismo: o Centrão está oficialmente no poder

    O acordo entre o Centrão e o Palácio do Planalto para garantir a eleição do deputado Arthur Lira, do Progressistas, começou a ser sacramentado no dia 23 de abril do ano passado, quando o parlamentar divulgou um vídeo gravado no gabinete presidencial. Nas imagens, ele aparece sorridente ao lado de Jair Bolsonaro, em um clima...

    Crusoé
    5 minutos de leitura 02.02.2021 07:31 comentários 10
    Uma denúncia que liga os senadores Flávio Bolsonaro, Ciro Nogueira e o presidente da Câmara, Arthur Lira, a um contrato milionário do Ministério da Saúde pode virar o novo foco de investigações da CPI da Covid
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O acordo entre o Centrão e o Palácio do Planalto para garantir a eleição do deputado Arthur Lira, do Progressistas, começou a ser sacramentado no dia 23 de abril do ano passado, quando o parlamentar divulgou um vídeo gravado no gabinete presidencial. Nas imagens, ele aparece sorridente ao lado de Jair Bolsonaro, em um clima amistoso. “Estamos juntos, hein, valeu”, disse o presidente, em um recado a familiares de Lira. “São grandes fãs, toda hora me pediam isso”, justificou o parlamentar tiete. O vídeo oficializou para o público um acerto que já era conhecido nos bastidores. O pacto entre o presidente da República e os partidos mais fisiológicos do Congresso trouxe vantagens para ambos: Bolsonaro conseguiu se livrar das ameaças de impeachment, passou a ter sustentação no Congresso e os aliados de Lira ganharam generosos espaços na Esplanada. A eleição do líder do Progressistas para o comando da Câmara, impensada naquele 23 de abril, coloca agora o Centrão em um novo patamar: o grupo está oficialmente no poder.

    Novamente premido pela segunda onda de pedidos de impeachment, Bolsonaro terá que ampliar a oferta de cargos e emendas a quem garantiu a ascensão de seu aliado. Parlamentares que ajudaram de forma decisiva na eleição de Arthur Lira já se preparam para a iminente reforma ministerial e para a redistribuição de cargos estratégicos em Brasília e nos estados.

    Aliados de Jair Bolsonaro, entretanto, não escondem o receio de que o presidente fique refém do toma lá dá cá estruturado nos últimos meses. Afinal, o Centrão pode até abandonar o governo, caso a revolta popular contra o presidente recrudesça, mas Bolsonaro terá que se manter fiel ao grupo até descer a rampa do Planalto.

    Além da vitória na Câmara, o presidente conseguiu ainda emplacar seu candidato no Senado Federal. Rodrigo Pacheco, do DEM, foi escolhido por Davi Alcolumbre, mas ganhou a simpatia nos gabinetes palacianos ao se comprometer com as demandas do presidente, sobretudo com a garantia de proteção ao senador Flávio Bolsonaro, do Republicanos, recém-denunciado no escândalo do rachid operado por Fabrício Queiroz em seu antigo gabinete na Alerj.

    Assim como na Câmara, a eleição do Senado também envolveu um pacto entre o Planalto e o Centrão: todos os partidos do bloco declararam apoio a Pacheco. No tapete azul, entretanto, as alianças foram ainda mais amplas e esdrúxulas: além de bolsonaristas, o parlamentar do DEM contou com os votos de partidos de esquerda, como o PT e o PDT.

    O forte poder político e benesses com direito a mansão funcional, motorista e jatinhos da FAB não são os únicos atrativos dos cargos. Os presidentes da Câmara e do Senado influenciam os rumos da República porque têm a prerrogativa de definir a agenda do Congresso. Eles estabelecem a ordem do dia e a inclusão dos projetos que serão votados no plenário da casa. Podem acelerar a votação de temas de interesse de colegas e do Planalto, ou segurar eternamente propostas que desagradam à maioria.

    O texto que acaba com o foro privilegiado é um exemplo disso: apesar de estar pronto para ir a plenário há mais de três anos, jamais foi pautado por Rodrigo Maia. Ao mesmo tempo, o deputado do DEM conseguiu barrar o andamento da chamada pauta de costumes. Agora, a expectativa de Jair Bolsonaro é conseguir pautar temas caros a seu eleitorado, como a ampliação das possibilidades de porte de armas, por exemplo.

    O presidente da Câmara também tem a prerrogativa de dar andamento a pedidos de impeachment. Rodrigo Maia deixou 62 deles na gaveta que será herdada por Arthur Lira. O líder do Centrão não deve arquivá-los de uma vez. Assim como fez Eduardo Cunha, de quem herdou o título de líder do Centrão, Lira deve deixá-los dormitar nos escaninhos da presidência da casa, como um alerta para que Bolsonaro cumpra seus compromissos com o grupo.

    O acerto entre Bolsonaro e os aliados de Lira envolve ministérios com verba, caneta e tinta e visibilidade nacional, como a pasta da Cidadania, atualmente sob o comando de Onyx Lorenzoni. O ministério é responsável pela gestão do Bolsa Família e deve voltar a distribuir em breve o auxílio emergencial, pauta considerada prioritária no Congresso Nacional. Mas um dos principais focos de interesse dos parlamentares é o pagamento de emendas. A menos de dois anos das eleições, os deputados e senadores querem apresentar obras ao eleitorado. Para isso, contarão com o poder de pressão de Lira sobre o Planalto. De olho em 2022, e com a popularidade em queda, em razão da trágica condução da pandemia, Bolsonaro dificilmente irá contrariá-lo. É o Centrão, definitivamente, no poder.

    Diários

    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    José Inácio Pilar Visualizar

    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Crusoé Visualizar

    Rússia constrói fábrica de munições para fuzis Kalashnikov na Venezuela

    Crusoé Visualizar

    Deputados de esquerda aprovam atuação do STF, diz pesquisa

    Crusoé Visualizar

    Orbán está sugerindo a Zelensky se render?

    Crusoé Visualizar

    Maioria dos deputados acredita que Motta não pautará anistia

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Chega promete investigar "influência" de Gilmar em Portugal

    Visualizar notícia
    Deputados de esquerda aprovam atuação do STF, diz pesquisa

    Deputados de esquerda aprovam atuação do STF, diz pesquisa

    Visualizar notícia
    Deputados federais apostam em Tarcísio para 2026

    Deputados federais apostam em Tarcísio para 2026

    Visualizar notícia
    Desconectados do eleitor

    Desconectados do eleitor

    Visualizar notícia
    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Visualizar notícia
    Maioria dos deputados acredita que Motta não pautará anistia

    Maioria dos deputados acredita que Motta não pautará anistia

    Visualizar notícia
    Marcão Civil da Internet

    Marcão Civil da Internet

    Visualizar notícia
    Não é a direita que vai ganhar a eleição de 2026

    Não é a direita que vai ganhar a eleição de 2026

    Visualizar notícia
    Não vem ninguém para a reunião do Brics de Lula?

    Não vem ninguém para a reunião do Brics de Lula?

    Visualizar notícia
    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Arthur Lira

    centrão

    deputados

    Jair Bolsonaro

    Rodrigo Pacheco

    votos

    < Notícia Anterior

    Partidos vão ao STF contra ato de Lira que anulou criação de bloco pró-Baleia

    02.02.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    PF faz operação contra organização que usava voos da FAB para traficar drogas

    02.02.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Cleusa

    2021-02-04 18:39:56

    Obras de interesse para os deputados, nem precisam ser de interesse da população.


    Regina

    2021-02-03 11:16:59

    Bolsonaro e o Centrão juntos!Quem diria?


    Sheila

    2021-02-03 08:46:36

    Bolsonaro é da mesma "laia" que Lula e Dilma. Todos farinha do mesmo saco. uma decepção, estamos continuamos sem perspectivas..


    Gisele

    2021-02-03 07:37:43

    À conclusão que chego é que política é um nojo. Não há interesse real pelo país. Os poucos, que por ideal, se metem neste meio se machucam muito. E eles são muito poucos. Muito, muito triste. Para todos os lados que olhamos só se vê malandragem. Dá vergonha e um enorme desânimo.


    Izeliana

    2021-02-03 07:06:49

    Nós povo, sabemos que Bolsonaro conduziu muito bem a gripe. Só Vocês imprensa vá diz tentam desmoralizar. Mas NINGUÉM acredita em vocês. COITADoS


    Solange

    2021-02-03 04:52:02

    O crime governa o país há 500 anos


    Heraldo Marques Figueiredo

    2021-02-02 20:09:22

    Esse é o centrão, vulgo covil de ladrões como o heleno definiu


    Ivan

    2021-02-02 18:28:04

    Melhor centrão que esquerdão


    Manoel

    2021-02-02 15:51:40

    Não adianta chorar, eleição sempre foi assim, só não vale perder.


    Jorge

    2021-02-02 15:26:49

    Texto esplêndido, srta. Mader. Não se deixe intimidar pelos criminosos do Planalto!


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Cleusa

    2021-02-04 18:39:56

    Obras de interesse para os deputados, nem precisam ser de interesse da população.


    Regina

    2021-02-03 11:16:59

    Bolsonaro e o Centrão juntos!Quem diria?


    Sheila

    2021-02-03 08:46:36

    Bolsonaro é da mesma "laia" que Lula e Dilma. Todos farinha do mesmo saco. uma decepção, estamos continuamos sem perspectivas..


    Gisele

    2021-02-03 07:37:43

    À conclusão que chego é que política é um nojo. Não há interesse real pelo país. Os poucos, que por ideal, se metem neste meio se machucam muito. E eles são muito poucos. Muito, muito triste. Para todos os lados que olhamos só se vê malandragem. Dá vergonha e um enorme desânimo.


    Izeliana

    2021-02-03 07:06:49

    Nós povo, sabemos que Bolsonaro conduziu muito bem a gripe. Só Vocês imprensa vá diz tentam desmoralizar. Mas NINGUÉM acredita em vocês. COITADoS


    Solange

    2021-02-03 04:52:02

    O crime governa o país há 500 anos


    Heraldo Marques Figueiredo

    2021-02-02 20:09:22

    Esse é o centrão, vulgo covil de ladrões como o heleno definiu


    Ivan

    2021-02-02 18:28:04

    Melhor centrão que esquerdão


    Manoel

    2021-02-02 15:51:40

    Não adianta chorar, eleição sempre foi assim, só não vale perder.


    Jorge

    2021-02-02 15:26:49

    Texto esplêndido, srta. Mader. Não se deixe intimidar pelos criminosos do Planalto!



    Notícias relacionadas

    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    O que está por trás da “One Big Beautiful Bill” de Trump

    José Inácio Pilar
    03.07.2025 09:54 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Lula tem tempo para a condenada Cristina, mas não para Milei

    Crusoé
    03.07.2025 09:02 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Rússia constrói fábrica de munições para fuzis Kalashnikov na Venezuela

    Rússia constrói fábrica de munições para fuzis Kalashnikov na Venezuela

    Crusoé
    02.07.2025 18:55 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Deputados de esquerda aprovam atuação do STF, diz pesquisa

    Deputados de esquerda aprovam atuação do STF, diz pesquisa

    Crusoé
    02.07.2025 15:23 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso