Senador quer acionar TCU contra nova política de preços da Petrobras
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou, nesta sexta-feira (18) um requerimento para a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor com o intuito de apurar possíveis irregularidades na nova política de preços da Petrobras. O documento propõe a realização de uma auditoria, com o auxílio do Tribunal de Contas da...
O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou, nesta sexta-feira (18) um requerimento para a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor com o intuito de apurar possíveis irregularidades na nova política de preços da Petrobras. O documento propõe a realização de uma auditoria, com o auxílio do Tribunal de Contas da União - TCU.
Na justificativa, o parlamentar questiona a falta de transparência no formato da composição dos valores. “O comunicado e as declarações dos dirigentes da estatal não esclarecem quais os parâmetros financeiros, contábeis e operacionais estão sendo adotados na aplicação dos preços dos combustíveis”, afirma Heinze.
O documento também destaca análises de especialistas que apontam defasagem de 20% na gasolina e 24% no diesel, além da queda de 47% no lucro líquido da Petrobras. “Os brasileiros precisam entender o que está acontecendo. Não podemos assistir impassíveis a um novo ataque político a estatal, a auditoria é um dos caminhos que temos para evitar um estrago maior”, declara o parlamentar.
O requerimento questiona ainda a omissão de periodicidade para aplicação dos reajustes no contexto da flutuação cambial, bem como os impactos judiciais de um possível uso político da empresa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Maria
2023-08-18 19:55:15O TCU tem que cuidar da Petrobras sim, seus ministros não podem esquecer que quem está no governo é o Lula, o maior LADRÃO da empresa. Ele está querendo se meter na diretoria da empresa para começar a roubar. O pessoal da direita tem que ficar de olho no nove dedos porque senão…. Adeus Petrobras!!!
Amaury G Feitosa
2023-08-18 14:52:18Nada a ver a Petrobrás tem seus custos de produção bem abaixo do preço de importação e exportação de empresas privadas e mesmo com preços menores isto é legal, correto e preserva o lucro adequado à empresa inclusive que remunera seus acionistas de forma justa a apenas teve reduzido lucro estmisosaferico ... misturam alhos com bugalhos.