Senador diz que aeroporto irregular é problema do governo de Brasília
Frequentador assíduo de um aeroporto clandestino na área rural de Brasília, como mostra a edição semanal de Crusoé, o senador Angelo Coronel, do PSD, informou nesta sexta-feira, 27, que "a situação fundiária do aeródromo diz respeito ao Governo do Distrito Federal". O parlamentar defendeu o uso de verba parlamentar para pagar o combustível do seu jato (foto),...
Frequentador assíduo de um aeroporto clandestino na área rural de Brasília, como mostra a edição semanal de Crusoé, o senador Angelo Coronel, do PSD, informou nesta sexta-feira, 27, que "a situação fundiária do aeródromo diz respeito ao Governo do Distrito Federal".
O parlamentar defendeu o uso de verba parlamentar para pagar o combustível do seu jato (foto), que usa semanalmente no traslado Brasília-Salvador-Brasília e costuma ter como caronas os outros dois senadores eleitos pela Bahia, o petista Jaques Wagner e companheiro do PSD Otto Alencar, em nota enviada por sua assessoria de imprensa.
"Gostaria de deixar claro que, desde fevereiro, quando tomou posse no Senado, (Coronel) faz jus à Verba de Transporte Aéreo para o deslocamento Salvador-Brasília-Salvador, da qual, até então, foram usados R$ 14.610,75, mas utilizará o que lhe é de direito, com emissão de passagens ou o correspondente em combustível e não será gasto um real a mais do que o valor pré-estabelecido. Tudo dentro da legalidade, sem hipocrisia", afirma o comunicado da assessoria do senador, sobre o uso de dinheiro público para abastecer o seu Learjet 45 avaliado em 12,5 milhões de reais.
A pista de pouso e decolagem é homologada pela Agência de Aviação Civil, a Anac. No entanto, ela nem poderia existir, pois foi construída em área pública destinada apenas à produção agrícola. Uma família de fazendeiros conseguiu licença para construir uma pista para aviões agrícolas, mas logo ergueu hangares destinados a aviões executivos. Hoje, há 119, e outros estão em construção. Todos cobram aluguel dos donos dos aviões. Alguns servem como hotel a pilotos. Outros ainda viraram moradias de seus donos. Os frequentadores não pagam qualquer taxa aeroportuária, nem são submetidos a qualquer fiscalização.
Dona da área, a Agência de Desenvolvimento de Brasília, a Terracap, ajuizou, em 2014, uma ação de reintegração de posse. Em maio de 2016, a Justiça autorizou o órgão do governo do DF a retomar o imóvel. Mas a família de fazendeiro queria indenização pelas obras feitas no terreno público. Advogados falavam em 45,1 milhões de reais pelo que consideravam benfeitorias -- a pista e os hangares construídos onde antes havia apenas cerrado virgem -- e mais 8,3 milhões de reais por danos morais. Perderam nas duas instâncias do tribunal local e, em maio, o STJ encerrou o caso, negando o pedido.
Coronel admitiu saber das irregularidades do terminal, mas afirmou que se apegou à homologação da pista pela Anac para usá-lo.
O governador do DF, Ibaneis Rocha, é dono de um turboélice King Air de 8,2 milhões que fica guardado em um dos hangares do aeroporto ilegal. Ibaneis empresta o avião a colegas de partido. Um deles foi o ex-presidente Michel Temer. Temer embarcou no King Air do Rio de Janeiro para voltar a São Paulo, onde mora, após quatro dias preso na Superintendência da Polícia Federal na capital carioca, em março, na Operação Descontaminação, realizada pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2019-09-29 12:09:48Imagina o que eles levam nesses aviões. Isso aqui é Brasil. Terra de ninguém.
Aurélio
2019-09-29 11:43:23Moro 2022....Será q a magia vai deixar???????
Aurélio
2019-09-29 11:31:04Infelizmente,essa máfia domina o Brasil de ponta a ponta.Mais uma vez,eu digo...VIVA A (NOVA)POLITICA.
Marcos
2019-09-29 10:38:48Quanta sujeira!
Orchidea
2019-09-28 19:13:59É inacreditável o que acontecesse no Brasil . A Lei não é respeitada pela elite e só o povão é punido . Nesse caso, temos vários absurdos e transgressões , que deixamos de enumerar por falta de espaço . Conclusão: precisamos de alguém forte e guerreiro para por Ordem nessa Nação ingovernável.
Joséf
2019-09-28 01:06:30Manda um cão farejador pra ver o que ele encontra. Seria divertido.
GILSON
2019-09-28 00:04:43Nada ilegal em gastar o dinheiro que tem para passagens com o abastecimento do avião. O que não dá para aceitar é a construção de um aeroporto clandestino em uma área pública (invadida) e para sair, pedir indenização pelas benfeitorias realizadas. Se fosse uma invasão de uma propriedade de algum desses calhordas por um grupo de pessoas pobres já teria passado os tratores por cima e mandado os invasores para debaixo de alguma ponte bem longe de Brasília.
Roberto
2019-09-27 23:08:35A corja para não ser vaiada pelo povo se esconde em aeroportos clandestinos e voos suspeitos... ta na hora da PF ver de onde vem a grana...
Cretino
2019-09-27 20:34:17Toma que o filho é teu. Ninguém se responsabiliza. Em plena Capital Federal há um aeroporto clandestino. E sem qualquer fiscalização. Qualquer muambeiro rico traria suas muambas por ali, não é mesmo... Qualquer tipo de muamba, nas barbas da PF, das FFAA, da Polícia Distrital. E o governador, ainda mais, usa o local. Em Brasília pode tudo.
Gabriel
2019-09-27 18:28:01Esse Ibaneis é um safado nunca me enganou