Senado quer devolução do celular de Marcos do Val
O Senado encaminhou pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de restituição do celular Iphone 13 do senador Marcos do Val (Podemos-ES, foto) entregue à Polícia Federal no dia 3 de fevereiro, em meio à polêmica em torno do plano golpista relatado pelo parlamentar. De acordo com advocacia do Senado, a linha funcional e o aparelho são utilizados pelo parlamentar...

O Senado encaminhou pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de restituição do celular Iphone 13 do senador Marcos do Val (Podemos-ES, foto) entregue à Polícia Federal no dia 3 de fevereiro, em meio à polêmica em torno do plano golpista relatado pelo parlamentar.
De acordo com advocacia do Senado, a linha funcional e o aparelho são utilizados pelo parlamentar capixaba para o exercício de seu mandato contêm diversas informações que são protegidas pelas imunidades parlamentares conferidas pela Constituição Federal.
“A fim de assegurar o exercício livre e independente do mandato parlamentar, o art. 53 da Constituição Federal dispõe que ‘os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos'”, diz trecho do pedido.
Em atenção ao pedido, o delegado da PF Raphael Soares Astin comunicou ao STF que a extração dos dados do celular do senador Marcos do Val já foi realizada e que não há nenhum impedimento para a restituição do celular funcional do parlamentar.
“Esclareço que o senador Marcos do Val foi ouvido nos autos do Inquérito Policial n° 2023.0003473 – INQ 4.923 na qualidade de testemunha e que espontaneamente apresentou seu aparelho celular para apreensão. Tais atos foram, inclusive, acompanhados por representantes da Procuradoria-Geral da República o que, em tese, justificaria sua devolução”, declarou Astin em ofício ao Supremo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2023-02-07 17:50:29O Capacheco virou machão? viiiiiixe.