Seja coerente e desista de concorrer, Jair Bolsonaro
Ontem, ao atacar com mentiras escandalosas o sistema eleitoral brasileiro a 40 diplomatas estrangeiros (foto), Jair Bolsonaro extrapolou mais um limite e desagradou a todo mundo, em graus que vão da indignação ao espanto, com exceção da franja aloprada que o idolatra como mito. Profissionais encarregados da sua campanha de reeleição, por exemplo, viram na...
Ontem, ao atacar com mentiras escandalosas o sistema eleitoral brasileiro a 40 diplomatas estrangeiros (foto), Jair Bolsonaro extrapolou mais um limite e desagradou a todo mundo, em graus que vão da indignação ao espanto, com exceção da franja aloprada que o idolatra como mito. Profissionais encarregados da sua campanha de reeleição, por exemplo, viram na fala aloprada um tiro no pé, porque emite o sinal de candidato que já se considera derrotado. O fato é que Jair Bolsonaro lança mão de um discurso vitimista para o caso de perder -- e, assim, tenta manter mobilizada a sua base de apoio, para além do calendário eleitoral, assim como fez o ex-presidente Donald Trump nos Estados Unidos.
Nesse contexto de falsificações, acho que Jair Bolsonaro faria melhor se desistisse de concorrer à reeleição. Seria coerente abandonar uma disputa que afirma ser fraudulenta do que participar dela. Afinal de contas, quem, em sã consciência, seria coadjuvante de um jogo que considera ser de cartas marcadas? Se anunciasse a retirada da sua candidatura, Jair Bolsonaro manteria a sua base histérica, como deseja, mas não enlamearia continuamente o cargo que ocupa nem constrangeria dia sim, outro também a nossa democracia. E isso poderia ser de grande utilidade jurídica para ele, exposto que está a tantos processos. O país teria outro dividendo com a desistência: a possibilidade ainda que remota de um terceiro candidato conseguir viabilizar-se contra Lula. Se Jair Bolsonaro acredita mesmo que a volta do PT seria uma tragédia para o país e que o sistema eleitoral está montado para produzir uma grande fraude contra ele, quem sabe esse mesmo sistema não poderia ser usado contra o chefão petista, se o concorrente de Lula num eventual segundo turno fosse, sei lá, Simone Tebet? Talvez os cavilosos ministros do TSE sejam mais antibolsonaristas do que petistas, propriamente.
Desista, Jair Bolsonaro, de concorrer ao Palácio do Planalto. Anuncie diante da imprensa brasileira e internacional que você não vai legitimar uma fraude -- e cale finalmente a sua boca. Todo mundo só tem a ganhar e Lula pode até vir a perder, veja só. Ah, sim, quanto aos militares -- que participaram do papelão no encontro com os embaixadores --, eles vão continuar bem na fita, não importa quem seja eleito em outubro deste ano. Não vai, não, ter golpe.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Osvaldo
2022-07-21 16:52:24Mário Sabino sempre soube que vc é um jornalista quase inteligente, mas é melhor vc aceitar que dói menos kkkkk
Humberto Maia
2022-07-21 12:45:44Ele devia dizer: Se for eleito por este sistema corrupto, não aceito!
Nildo Jose Formigheri
2022-07-21 10:27:02Caso Bolsonaro desista de concorrer os políticos apoiadores perderiam o chão, o centram mudaria de rumo, Lira voltaria a sua insignificância, o PL seria um partido de presidente ladrão. Quantas mudança importantes.
HERMÍNIO ANTÔNIO RODRIGUES DE AZAMBUJA
2022-07-21 10:08:49Mário, Mário... sem utopias, por favor.
Paulo
2022-07-21 09:17:4580 ou 90% de nossos eleitores, se estivessem no lugar de seus eleitos, fariam exatamente igual a eles: roubariam na cara dura, sob a alegação de que "sempre foi assim, e nunca deu nada para quem tem dinheiro...". O Judiciário, que no Brasil é um cadáver insepulto, fedendo, favoreceu o florescimento dessa "cultura" da imundície, da banalização da imoralidade, ao ponto de não se conseguir mais chocar milhões e milhões de pessoas. Mentira martelada mil vezes sem contestação e punição, vira verdade
Martha
2022-07-20 16:45:25Mais digno para todos
Luiz Wolf
2022-07-20 16:07:24Este psicopata junto com o núcleo podre do STF ressuscitaram Lula. Parabéns o povo merece , enquanto uns comem restos no lixo, os estádios estão cheios e jogadores semianalfabetos ganhando milhões . O nosso presidente sempre foi e continuará sendo esse idiota juramentado .
Walter
2022-07-20 16:01:47Deixar de concorrer? Ficou doido?
Paulo
2022-07-20 13:58:23Que grande açude de esgoto virou o Brasil, para que a maioria dos votos oscile entre um ladrão psicopata notório e um psicopata ladrão notório. Santo Cristo, o que explica isso?😱
Sergio
2022-07-20 13:28:09Esse estupido alem de tudo ressuscitou o PT. Alem de ter destruído o pais esse aloprado ainda nos faz passar vergonha internacionalmente.