Seis dias após indicação, Kassio Marques ainda não enviou documentos ao Planalto
Senadores estão incomodados com a demora da Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal em fazer constar no sistema eletrônico da casa os documentos referentes à indicação de Kassio Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Como Davi Alcolumbre tem por costume “sentar” em cima de matérias, alguns especularam...
Senadores estão incomodados com a demora da Secretaria Geral da Mesa do Senado Federal em fazer constar no sistema eletrônico da casa os documentos referentes à indicação de Kassio Nunes Marques para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal. Como Davi Alcolumbre tem por costume “sentar” em cima de matérias, alguns especularam que o presidente da casa estaria tentando blindar o indicado de Jair Bolsonaro. O problema, no entanto, está no Palácio do Planalto: a Presidência ainda não enviou os papéis para o Congresso.
No Executivo, porém, o impeditivo não é a demora ou um atraso deliberado. Acontece que o próprio Kassio Marques está devendo documentos ao Planalto, sem os quais o processo não pode ser remetido ao Senado. Da última vez em que a Presidência indicou um ministro para o STF -- Alexandre de Moraes, em 2017 -- o envio da documentação se deu um dia após o anúncio, segundo revela a tramitação da mensagem no sistema legislativo.
Dentre os documentos que são enviados pelo Planalto aos senadores está o currículo do indicado. Como mostrou Crusoé, este é o ponto frágil do histórico de Kassio Marques, que teve cursos contestados por universidades estrangeiras -- um “pós-doutorado” italiano na verdade era um ciclo de palestras -- e plagiou artigos do advogado piauiense Saul Tourinho Leal em sua dissertação de mestrado na Universidade Autônoma de Lisboa. Indagado sobre o currículo, Kassio Marques sustenta que enviará ao Senado a mesma versão que apresentou ao TRF1.
Por meio de sua assessoria, Kassio informou que “está reunindo tudo o que foi solicitado e deve entregar para a Casa Civil, provavelmente, nesta tarde”. O atraso tem justificativa. “Alguns documentos precisam ser solicitados e expedidos. Tem que aguardar a entrega. É o trâmite de cada documento. A expectativa é já receber tudo hoje”, diz.
Além do currículo, o indicado entrega também uma carta de apresentação, uma declaração de próprio punho sobre conflito de interesses, uma comprovação de que não possui participação em empresas, acompanhada da lista de companhias das quais já foi sócio, antecedentes judiciais que transitaram em julgado e certidões negativas de dívidas, que podem ser emitidas pela internet em poucos minutos.
A assessoria de comunicação da Casa Civil informou que a indicação formal e o envio dos documentos compete à Secretaria-Geral da Presidência, e não à pasta de Braga Netto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Antonio G
2020-10-08 22:46:07Acho que até o Senador DPVAT vai acabar votando pela aprovação da indicação. Os votos de Renan Calheiros, Katia Abreu já estão mais que abertos. E muitos imaginavam que o STF não poderia ser pior do que já está.
Heloisa
2020-10-08 21:08:48Um Desembargador que faz trambiques mais chulos no seu currículo está sim a altura do DON BolsoNero , um apedeuta psicopatas , mas nunca para ocupar uma cadeira na Suprema Corte. É um sem caráter e cínico .
Sinval
2020-10-08 21:00:21Não tenham dúvida, vai ser aprovado por unanimidade dos senadores. KKKKKKKKKK.
José
2020-10-08 20:05:03Seria cômico se não fosse trágico. Fake desembargador , até o ministro Marco Aurélio não o reconhece como desembargador.
HIROMU
2020-10-08 19:36:47Se o senado de Alcolumbre e Renan aprovar o ministro Fake vem outra censura a Crusoé? e com ameaça de fechar? Renova senado!
WOLNEY
2020-10-08 19:31:00Só quero ver, se: 1. o pilantra vai ter coragem de manter os trambiques ao enviar seu curriculo; 2. o bolsominha famíglia vai enviar mesmo a indicação; 3. os partidos de oposição e sociedade vão representar contra a indicação no STF.
Inês
2020-10-08 18:09:21Um escárnio aos juristas do Brasil, uma vergonha ao povo brasileiro a indicação de um plagiador ao STF, o mais grave caso aconteça a sabatina no Senado, será a aprovação de um desqualificado, basta ter QI, saber jurídico, conduta ilibada não tem importância, rasgou a CF 88 dita cidadã, onde prevalece a barganha política dos três poderes da República.
INACIO
2020-10-08 18:07:42P candidato da revista é SérgioMoro
Rosileine
2020-10-08 17:17:37deveria renunciar antes de assumir
Rosileine
2020-10-08 17:16:58ta difícil achar um documento verdadeiro.....mais um que deveria renh criar sem mesmo assumir