Sebastián Piñera troca ministério e monta equipe mais jovem
O presidente do Chile, Sebastián Piñera (na foto, ao centro), realizou nesta segunda, 28, uma troca de ministros. Oito deixaram seus cargos, sendo que três deles assumiram uma nova pasta. A promessa de renovar o gabinete foi feita no último sábado, como uma tentativa de aplacar o descontentamento e diminuir a força dos protestos. Com...
O presidente do Chile, Sebastián Piñera (na foto, ao centro), realizou nesta segunda, 28, uma troca de ministros. Oito deixaram seus cargos, sendo que três deles assumiram uma nova pasta. A promessa de renovar o gabinete foi feita no último sábado, como uma tentativa de aplacar o descontentamento e diminuir a força dos protestos.
Com a mudança, Piñera cortou nomes que trabalharam com ele em seu primeiro mandato (2010-2014), incluindo seu primo, Andrés Chadwick, ministro do Interior e responsável pela segurança. Políticos de oposição pediram sua renúncia depois que Chadwick procurou se distanciar da morte de dezoito pessoas durante os dias de manifestações. "Eu assumo minhas responsabilidades, mas obviamente não tenho nem sinto nenhuma responsabilidade política por esta situação", disse Chadwick.
Uma das características mais marcantes do novo gabinete é a baixa idade. Todos os novos nomes têm menos de 47 anos. O mais novo é o advogado Julio Isamit. Com apenas 30 anos, ele será ministro de Bens Nacionais.
O novo ministro do Interior será Gonzalo Blumel, de 41 anos. "Blumel é um liberal de direita que cultiva boas relações com o Congresso", diz o cientista político chileno Claudio Fuentes, da Universidade Diego Portales, no Chile. "Em geral, as mudanças de Piñera sinalizam que os novos ministros estarão mais propensos a negociar com a oposição. Com mais flexibilidade, eles tentarão realizar as mudanças que estão na pauta."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Bel
2019-10-30 10:44:32Eu quero grava o nome desse Claudio Fuentes. Torço pra que o Chile de certo e achei ótimo que im dos ministros seja liberal de direita.
João
2019-10-29 16:11:37Ledo engano, se é o forum de San Paolo que está por trás , podem distribuir diamantes nas casas que a balburdia vai continuar! Portanto, solução é na borduna mesmo.
Rodolpho
2019-10-28 20:11:56Um país com 18 milhões de habitantes que vem sofrendo ataque de pessoas vestindo vermelho ( é nitido na foto dos protestos ), e que a imprensa diz que são 1 milhão de pessoas ( 5,55% DA população ), e o presidente afrouxa? Ele deveria pé colocar o exército na rua, prender os líderes e reprimir o protesto da MINORIA DE FORMA EXEMPLAR. Muita frouxidão de trocar a equipe ministerial porque 5,55% da população que não se conforma que perdeu a eleição estão vandalizando a capital.
Valentin
2019-10-28 16:51:21Presidente bananao,solta o rabo e pede desculpas por estar de costa.
Paulo Renato
2019-10-28 16:13:39Gabinete mais à esquerda, já que o Piñera se diz de centro-esquerda? Ótimo, que assuma de vez sua verdadeira máscara.