Rússia e Turquia fecham acordo de cessar-fogo na Síria
Depois de uma longa reunião em Moscou, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fecharam nesta quinta-feira, 5, um acordo de cessar-fogo em Idlib, província da Síria que tem sido alvo de confrontos entre as forças do governo de Bashar al-Assad, aliado dos russos, e os rebeldes apoiados pelos turcos....
Depois de uma longa reunião em Moscou, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fecharam nesta quinta-feira, 5, um acordo de cessar-fogo em Idlib, província da Síria que tem sido alvo de confrontos entre as forças do governo de Bashar al-Assad, aliado dos russos, e os rebeldes apoiados pelos turcos.
Um dos pontos centrais do novo acordo é a definição de uma zona de segurança num raio de 6 km da rodovia que liga Idlib à cidade portuária de Latakia, no Mediterrâneo. A via será patrulhada por forças russas e turcas, o que já estava previsto no acordo de 2018, mas facções opositoras ao regime sírio não respeitaram o pacto e promoveram ataques na região.
A tensão em Idlib aumentou consideravelmente na semana passada, depois que um bombardeio matou 34 soldados turcos. A ação foi atribuída às forças de Bashar al-Assad, mas autoridades do governo de Ancara não descartaram o envolvimento de agentes russos. Em retaliação, o exército da Turquia lançou uma ofensiva militar que já teria matado até 2 mil soldados sírios.
A Turquia também abriu sua fronteira com a Síria permitindo a entrada de centenas de refugiados sírios na Europa, o que causou preocupação nos principais países europeus, como Alemanha e França. Os chefes das duas nações haviam sido convidados por Erdogan para participar das negociações de cessar-fogo, mas Putin preferiu uma conversa bilateral em seu território.
Segundo o chanceler russo, Sergei Lavrov, os dois países concordaram em patrulhar de forma conjunta a rodovia central, plano que deve ter início a partir do dia 15 de março. Os detalhes serão acertados até a semana que vem. Já o cessar-fogo, válido para toda a região de Idlib, passa a valer a partir da meia-noite desta quinta-feira pelo horário local.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Miguel
2020-03-05 18:30:08Nunca um Presidente incomodou tanto os “viciados em dinheiro público” O resto é mimimi. #Dia15EuVou. Lembrem-se, quando os venezuelanos foram às ruas já era tarde demais. Hoje disputam lixo com os cães. # Dia 15 Eu Vou .
Miguel
2020-03-05 18:28:06Nunca um Presidente incomodou tanto os “viciados em dinheiro público” O resto é mimimi. #Dia15EuVou. Lembrem-se, quando os venezuelanos foram às ruas já era tarde demais. Hoje disputam lixo com os cães. # Dia 15 Eu Vou .
Miguel
2020-03-05 18:17:04Os AUSENTES NUNCA TÊM RAZÃO. Simbora pras RUAS dia 15 de março. Não se OMITAM. Vamos assustar a extrema-esquerda corrupta. #Dia15EuVou.