Rubio detalha plano em três fases para a Venezuela
Estratégia prevê estabilização com quarentena, recuperação econômica e transição política
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, detalhou nesta quarta-feira, 7, a estratégia de três fases para a Venezuela após a captura do ditador Nicolás Maduro.
A explicação foi dada perante o Congresso americano.
Segundo Rubio, o plano americano busca evitar o colapso institucional da Venezuela e estabelecer bases para uma reconstrução política e econômica.
Primeira fase: Estabilização
Rubio revelou que o primeiro passo do plano é a estabilização da Venezuela, com o objetivo de impedir que o país mergulhe no caos após a queda do regime.
"O primeiro passo é estabilizar o país. Não queremos que ele mergulhe no caos. Parte dessa estabilização, e a razão pela qual entendemos e acreditamos ter a maior influência possível, é a nossa quarentena. Como vocês viram hoje, mais dois navios foram apreendidos. Estamos em meio a esse processo e, de fato, prestes a finalizar um acordo para tomar todo o petróleo que eles têm, o petróleo que está preso na Venezuela. Eles não podem transportá-lo por causa da nossa quarentena, porque está sujeito a sanções.
Tomaremos entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo. Vamos vendê-lo no mercado a preços de mercado, não com os descontos que a Venezuela estava recebendo. Esse dinheiro será administrado de forma que controlemos sua distribuição para beneficiar o povo venezuelano, e não a corrupção ou o regime", disse.
Segunda etapa: Recuperação
Rubio classificou a segunda etapa da intervenção como "recuperação".
Essa fase prevê a abertura do mercado venezuelano a empresas americanas, ocidentais e de outros países, em condições consideradas justas.
Parlelamente, segundo Rubio, será iniciada uma transição política, com foco na libertação de presos políticos e a concessão de anistia à oposição.
"Um processo de reconciliação nacional começará na Venezuela para que as forças de oposição possam receber anistia e serem libertadas da prisão ou repatriadas para o país e comecem a reconstruir a sociedade civil", afirmou.
Terceira fase: Transição
Segundo Rubio, a terceira e última fase do plano será a transição política propriamente dita. Desde a queda de Maduro, a vice-presidente do regime, Delcy Rodríguez, ocupou a administração interina da Venezuela.
A ideia dos Estados Unidos busca evitar um colapso imediato do país.
O próprio presidente Donald Trump confirmou que Delcy Rodríguez mantém contatos frequentes com Rubio, como parte do esforço para garantir uma transição controlada.
A decisão frustrou apoiadores de María Corina Machado, líder da oposição venezuelana, e do presidente eleito, Edmundo González, que gostariam de ver a dupla comandando o país imediatamente.
Mas os Estados Unidos entendem que seria temerário deixá-los à deriva, sem apoio das instituições, em solo venezuelano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)