Rosa Weber toma posse como presidente do Supremo
Em seu primeiro discurso como presidente do STF nesta segunda (12), Rosa Weber (foto) disse que o país passa por “tempos particularmente difíceis da vida institucional, tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis”. A ministra, no entanto, acrescentou que momentos como a sua posse representam a comemoração da democracia. “A democracia pressupõe diálogo constante, tolerância, compreensão...
Em seu primeiro discurso como presidente do STF nesta segunda (12), Rosa Weber (foto) disse que o país passa por “tempos particularmente difíceis da vida institucional, tempos verdadeiramente perturbadores, de maniqueísmos indesejáveis”. A ministra, no entanto, acrescentou que momentos como a sua posse representam a comemoração da democracia.
“A democracia pressupõe diálogo constante, tolerância, compreensão das diferenças e cotejo pacífico de ideias distintas e até mesmo antagônicas”, prosseguiu Rosa em seu discurso de posse. “Em uma democracia, maiorias e minorias, como protagonistas relevantes do processo decisório, hão de conviver sob a égide dos mecanismos constitucionais destinados, nas arenas políticas e sociais, a promoção de amplo debate com vista à formação de consenso, mantido no mínimo, o respeito às diferenças e às regras do jogo.”
A nova presidente do STF também fez um elogio público a Alexandre de Moraes e Edson Fachin, que coordenam os esforços do TSE na preparação para as eleições deste ano —quando Rosa mencionou o nome de Moraes, atual presidente da corte eleitoral, o discurso foi interrompido para aplausos.
Das 1.300 pessoas convidadas para a cerimônia, 350 estavam no plenário da STF. Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão, resolveram não ir. Esta é a primeira ausência de um presidente da República na posse de um presidente do Judiciário desde 1993, quando Itamar Franco faltou à posse de Octavio Gallotti.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Marcello
2022-09-13 10:38:57Esperemos que num futuro os brasileiros elejam um senado de melhor qualidade, para que esse promova uma depuração no conteúdo do STF (via impeachment). Sem isso, o sistema de pesos e contra-pesos fica severamente comprometido.
Nilson
2022-09-13 09:32:17Bolsonaro é o nosso representante do povo, recebeu votos pra isto, fez muito bem em não ter ido, entendeu o nosso recado no dia 7 de setembro. Estes ungidos vivem numa bolha e não nos representam, falam em democracia e não as cumprem, rasgam a constituição o tempo todo, Moraes é o protagonista destes absurdos imorais e ilegais.
Amaury G Feitosa
2022-09-13 09:25:58NADA A COMEMORAR num trinuibal que deveria ser o equilíbrio e se tornou tutor do Estado e algoz da nação que o povo na sua insana sabedoria chama de "corte solta ladrão" algo que diz tudo ... depois do "um por todos e todos por um" fica claro seu ativismo tristemente sempre em favor de elites ladravazes e a se prestar de inspetoria de polícia da insanidade anti Brasil que impõe sua pauta .. deveriam em nome da coerência nomear o Randolphe Rodrigues presidente que lá batiza, crisma e casa.
André
2022-09-13 08:02:42O STF é o principal causador dos tempos difíceis na vida institucional do país. Não se cora por tomar decisões a favor de corruptos, por atuar fora da constituição, por abrir processos ilegais, enfim, o STF hoje é um tribunal político, arbitrário, parcial, semelhante aos tribunais da Santa Inquisição. Há de se colocar um limite, ou por bem ou por mal.
Odete6
2022-09-13 05:04:27Aquela pergunta q Ñ quer calar e jamais calará: pq, salvo a raríssima e honrosa exceção q todos NÓS testemunhamos manifestar-se clara, honrada e honestamente a respeito, vocês - cínicamente e encobrindo tudo c/ discursos bonitinhos - fingem Ñ ver as condutas criminos e fingem Ñ abrigarem criminosos contumazes e capachos, como o "corvo gigi", o corvo "totó", o corvo "levandovisquitrazendovisqui", o corvo "kopia e kola", o corvo "dondonça", enfim, todos os verdadeiros marginais da corvolândia?????
NELSON VIDAL GOMES
2022-09-12 22:32:05Bolsonaro não só é o primeiro Presidente da República a faltar a posse de um Presidente do STF, como também a mostrar que não acredita no discurso de amor da Corte, que anulou 07 anos de combate à corrupção lançando Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual impingiu sofrimento a todo o povo brasileiro por suas já danosas e ainda imprevisíveis consequências. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!