"Restam alguns pontos de discordância", diz Trump sobre guerra na Ucrânia
Presidente dos EUA enviará representante para negociar com ucranianos e russos nos próximos dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar otimista quanto às negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.
Em postagem na Truth Social, o republicano destacou que o plano de paz de 28 pontos, elaborado pelos EUA, foi "aprimorado com contribuição de ambos os lados" e que "restam alguns pontos de discordância".
"Ao longo da última semana, minha equipe fez progressos extraordinários no que diz respeito ao fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia (uma guerra que JAMAIS teria começado se eu fosse presidente!). No mês passado, 25.000 soldados morreram. O Plano de Paz original de 28 pontos, elaborado pelos Estados Unidos, foi aprimorado com contribuições adicionais de ambos os lados, e restam apenas alguns pontos de discordância", escreveu.
Trump informou que seu enviado especial, Steve Witkoff, se reunirá com o ditador russo, Vladimir Putin, para discutir os próximos passos.
Na esperança de finalizar este Plano de Paz, instruí meu enviado especial, Steve Witkoff, a se encontrar com o presidente Putin em Moscou e, simultaneamente, o secretário do Exército, Dan Driscoll, se reunirá com os ucranianos. Serei informado sobre todos os progressos realizados, juntamente com o vice-presidente JD Vance, o secretário de Estado Marco Rubio, o secretário da Guerra Pete Hegseth e a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles. Espero poder me encontrar em breve com o presidente Zelenskyy e o presidente Putin, mas SOMENTE quando o acordo para encerrar esta guerra estiver DEFINITIVO ou em seus estágios finais. Agradeço a sua atenção a este assunto tão importante e espero que a PAZ seja alcançada o mais breve possível! Donald J. Trump, Presidente dos Estados Unidos da América."
Na segunda, 24, Trump já afirmou ter havido um “grande progresso” nas negociações pelo fim da guerra na Ucrânia.
A afirmação foi feita após conversas em Genebra no fim de semana.
“Será realmente possível que grandes progressos estejam sendo feitos nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia??? Não acredite até ver, mas algo bom talvez esteja acontecendo. DEUS ABENÇOE OS ESTADOS UNIDOS!”, escreveu Trump na rede social Truth Social.
Do lado ucraniano, há uma resistência em ceder territórios exigidos pela Rússia.
Moscou exige a anexação de Donbass, ao leste da Ucrânia, que inclui os estados de Donetsk e Luhansk.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)