Republicanos aderem ao voto antecipado nos EUA
Críticos na eleição anterior, apoiadores do candidato republicano, Donald Trump, são convencidos e batem recorde
A eleição à presidência dos Estados Unidos, entre Donald Trump, do Partido Republicano e Kamala Harris, do Partido Democrata, indica uma mudança no comportamento entre apoiadores do ex-presidente sobre a votação antecipada.
Parte do eleitorado já aderiu ao voto por correspondência ou presencial, as duas formas de voto antecipado, diante da nova postura do candidato Donald Trump.
Deixando de lado as acusações sobre possíveis "fraudes" em votos antecipados, o ex-presidente convocou os eleitores registrados:
“Se você tiver uma cédula, entregue-a imediatamente. Se não tiver, vá amanhã assim que puder às urnas e vote", disse Trump, no dia 15 de outubro, em Atlanta.
Republicanos mudaram a postura por acreditarem que um eventual problema climático no dia da eleição possa interferir no resultado de Trump.
O presidente do Partido Republicano de Wisconsin, Brian Schimming, foi mais um a encorajar os apoiadores do candidato a anteciparem o voto:
“Nunca se sabe o que pode acontecer com o clima", disse.
O mecanismo pode ser considerado uma outra estratégia na reta final da eleição.
Através de banco de dados e tecnologia, as campanhas mapeiam quem já exerceu o voto em locais específicos e traçar novas estratégias políticas.
Menos antecipação
O crescimento do voto antecipado pelos republicanos, porém, não se reflete no aumento do número total em comparação à eleição disputada em meio à pandemia da Covid, em 2020.
Segundo pesquisa divulgada pela Axios, 64% dos democratas consideravam, naquele momento, o voto presencial "muito ou pouco" arriscado, então optaram pela votação à distância.
Até o momento, mais de 63 milhões de americanos já fizeram a escolha de forma adiantada. Esse número representa 25% do eleitorado.
Estados-chave já adiantam voto
Do total de votos antecipados, 15 milhões são de sete Estados considerados 'Estados-pêndulos', decisivos no resultado final.
A Geórgia e Michigan, dois dos principais estados, já somam mais 6,2 milhões de votos.
O mesmo vale para a Pensilvânia, o primeiro a permitir o voto antecipado presencial, no mês de setembro, teve 1,6 milhão de votos.
Voto por correio ou presencial?
O voto antecipado nos Estados Unidos é disponibilizado em duas formas: correspondência ou presencial.
Para selecionar uma das opções, os eleitores precisam saber a data de encerramento dos registros em cada estado.
Em meio à pandemia de Covid-19, as medidas foram adotadas para evitar aglomerações na hora de votar.
Cada estado, com regras específicas, decidiu seguir com o procedimento.
No caso do voto por “correio”, o eleitor deve solicitar o encaminhamento da cédula para sua residência. Nesse caso, há um prazo para os votantes escolherem pelo envio da cédula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)