Relatório do PL sobre urnas é "mentiroso" e "fraudulento", diz o TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (foto) divulgou nesta quarta (28) uma dura nota em resposta ao documento em que o PL, partido de Jair Bolsonaro, alegou ver "vulnerabilidades relevantes" nas urnas. A corte chamou o relatório de "mentiroso", "fraudulento" e "sem amparo na realidade". A legenda também afirmou ter identificado 24 falhas em seu “Relatório de...
O Tribunal Superior Eleitoral (foto) divulgou nesta quarta (28) uma dura nota em resposta ao documento em que o PL, partido de Jair Bolsonaro, alegou ver "vulnerabilidades relevantes" nas urnas. A corte chamou o relatório de "mentiroso", "fraudulento" e "sem amparo na realidade".
A legenda também afirmou ter identificado 24 falhas em seu “Relatório de Auditoria de Conformidade do PL no TSE”, mas não identificou quais seriam.
Segundo o tribunal, as conclusões do documento são "atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário”, e o PL promove uma “clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral”.
O TSE informou ainda que seu presidente, Alexandre de Moraes, ordenou a remessa do documento ao inquérito nº 4.781 —o das fake news, que corre no STF— para "apuração de responsabilidade criminal de seus idealizadores".
Leia, abaixo, a íntegra da nota do TSE.
"As conclusões do documento intitulado 'resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE' são falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade, reunindo informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Eleitoral, em clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral.
Diversos dos elementos fraudulentos constantes do referido 'documento' são objetos de investigações, inclusive nos autos do Inquérito nº 4.781/DF, em tramitação no Supremo Tribunal Federal, relativamente a fake news, e também já acarretaram rigorosas providências por parte do Tribunal Superior Eleitoral, que decidiu pela cassação do diploma de parlamentar na hipótese de divulgação de fatos notoriamente inverídicos sobre fraudes inexistentes nas urnas eletrônicas (Recurso Ordinário Eleitoral n. 0603975-98.2018.6.16.0000/PR).
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, determinou a imediata remessa do documento ao Inquérito nº 4.781/DF, para apuração de responsabilidade criminal de seus idealizadores – uma vez que é apócrifo –, bem como seu envio à Corregedoria Geral Eleitoral para instauração de procedimento administrativo e apuração de responsabilidade do Partido Liberal e seus dirigentes, em eventual desvio de finalidade na utilização de recursos do Fundo Partidário."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ALOISIO DE ARAUJO PRINCE
2022-09-29 14:21:47Parabéns ministro Alexandre de Moraes por sua resposta e providências para responsabilizar penalmente os responsáveis por este ataque à integridade do sistema eleitoral brasileiro. Cana neles.
Max
2022-09-29 13:44:20Em frente Xandão! Seja lá quem foi o Apócrifo responsável pelo relatório do PL, merece ser (ou serem) investigados para que os brasileiros conheçam a “cara de bunda” do(s) autor(es). As eleições é um momento apoteótico da democracia brasileira, conquistada com muita responsabilidade e lutas, e nenhum apócrifo será capaz de perturba-la. Viva a democracia!
Liliane Lelis de Oliveira
2022-09-29 10:35:33Mal posso esperar para ver o Bolsonaro juntar a tralha dele e vazar! (Depois disso eu farei um dia de luto pelo retorno do PT)
Nilson
2022-09-29 09:37:44Os PeTralhas farão de tudo pra fraudar as eleições na tentativa de colocar o ex-presidiário condenado por 9 juízes em três instâncias na presidência. Se isto se configurar o que farão as Forças Armadas??
KEDMA
2022-09-29 09:30:51Se durante a visita a sala secreta do TSE o Valdemar Costa Neto não abriu a boca, como ele encontrou 24 irregularidades?? As irregularidades só apareceram depois que ele saiu da sala? Vergonhoso esse mimimi com o processo eleitoral!!
Jaime
2022-09-29 04:52:57Até aonde sei, a CRUSOÉ seqier se deu ao trabalho de publicar a ÍNTEGRA da nota do PL, mas fizeram questão de publicar a nota do TSE. Imprensa imparcial? Mesmo depois do Alexandre de Morais fazer o gesto de DEGOLA para uma das ministras? O PT tá sutilmente infiltrado na imprensa. Talvez seja este o motivo de alguns repórteres abandonarem CERTAS revistas virtuais.
Ivan
2022-09-29 00:32:22É impressionante a vocação para o suicídio politico de Bolsonaro e sua seita. A avalanche de tiros no pé é imensa. Na pandemia, no meio ambiente, na relação com Putin, na campanha contra as urnas. na entrega do governo pro Centrão... Bolsonaro é o Jim Jones da politica brasileira
PAULO JOSE DE SOUZA MEIRELES
2022-09-28 21:33:41Não sei se o PL é imbroxável, mas com certeza sofre de ejaculação precoce. Qual o sentido dos candidatos do PL continuarem pedindo votos? Bolsonaro se suicidou eleitoralmente, dando vitória ao Lula já no 1° turno. Será trágico para o PL, se isso desencadear um suicídio coletivo. Vai ser a prova que o bolsonarismo se tornou uma seita. Sim🇧🇷ne 15
Luiz da Costa e Silva
2022-09-28 21:32:41Esses caras sabem que o “Mito” vai deixar a Cadeira da Presidência direto p/ camburão da Polícia, por isso estão tumultuando a qualquer maneira. Eles disseram “Em outro ponto, o partido declara que “somente um grupo restrito de servidores e colaboradores do TSE controla todo o código-fonte dos programas da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais.” Então deixem que eles coloquem lá dentro para vigiar alguns do “Gado” pra ver se irão achar algo de errado.
Jose
2022-09-28 21:22:33Se é verídico essa Nota do Pl, porque o Waldemar Costa Neto e o Bolsonaro não assinaram esse documento, se valeram do anonimato ??? COVARDES !!!!