Quem vai mandar na Venezuela?
Chavistas envolvidos com o narcotráfico ou que recebem ordens da ditadura de Cuba tentarão impedir uma transição democrática
Após capturar o ditador Nicolás Maduro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), anunciou que "nós vamos governar o país".
Trump disse que os EUA assumirão essa tarefa até que uma transição democrática seja feita.
Mas essa possibilidade simplesmente não existe.
Não existe governo a distância.
Trump não manda nos ministros da Venezuela, nos seus militares, nos seus policiais, nos seus empregados públicos.
Quem segue dando ordens na Venezuela são integrantes do regime chavista, agora sem Maduro.
Não houve mudança de regime.
Trump admitiu isso de certa forma, ao afirmar na coletiva de imprensa que os Estados Unidos estão conversando com Delcy Rodriguez.
Maduro já tinha dado sinais de passar o bastão para Delcy anteriormente, quando a incumbiu de mudar a lei eleitoral e falou em criar uma nova Constituição.
E Delcy já apareceu em vídeo com outros nomes fortes do chavismo com frases duras: "Só existe um presidente neste país, e o nome dele é Nicolás Maduro Moros".
Com ela, estavam o ministro da Defesa Vladimir Padrino López, o ministro do Interior Diosdado Cabello e o presidente da Assembleia Nacional Jorge Rodriguez, irmão de Delcy.
É essa trupe barra pesada que governa a Venezuela hoje, não os Estados Unidos.
Trump sabe que essa realidade não pode ser mudada facilmente, tanto que nem tentou colocar María Corina Machado ou Edmundo González no comando da Venezuela. Não haveria qualquer condição para isso.
E a retórica dos chavistas é de que a Venezuela está pronta para resistir.
Pode ser puro teatro, ou não.
O desafio do secretário de Estado americano Marco Rubio, que está em conversas com Delcy, é conseguir que o chavismo faça concessões que, no longo prazo, permitam uma transição democrática.
Se Delcy aceitar libertar presos políticos, receber políticos exilados e fazer eleições limpas no futuro, a Venezuela poderá voltar à democracia.
Os americanos podem estimular esse bom comportamento, oferecendo estímulos para a reconstrução do país e a reativação da indústria petroleira.
Mas nada está garantido.
Chavistas envolvidos com o narcotráfico ou que recebem ordens da ditadura de Cuba tentarão impedir uma transição democrática, pois temem uma prisão no futuro ou a perda de vantagens econômicas.
Trump fez uma ação espetacular ao capturar Maduro.
Mas, por ora, quem segue mandando na Venezuela são os chavistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)