Quem se sai melhor e pior no tarifaço, segundo a Quaest
Instituto de pesquisa compara avaliação sobre desempenhos de Lula, Tarcísio, Ratinho Jr., Haddad, Caiado, Zema, e Jair e Eduardo Bolsonaro

Enquanto a família Bolsonaro concentra suas forças na reabilitação de Jair, Lula colhe os louros, mesmo sem fazer nada de efetivo para negociar o tarifaço de Donald Trump e se restringir a reclamar publicamente do presidente americano.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 20, indica que o petista é quem está agindo melhor diante da tarifa adicional de 50% imposta aos produtos brasileiros, pelo menos na percepção da população brasileira.
O instituto de pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: Aprovação de Lula segue subindo na esteira do tarifaço, aponta Quaest
Lula
Lula está agindo bem para 44% e mal para 46%, e tem saldo de menos 2 pontos, mesmo sem demonstrar qualquer vontade de negociar uma tarifa que 77% dos brasileiros consideram que vai prejudicar suas vidas.
Aliás, 67% dos questionados dizem que o governo brasileiro deveria tentar negociar com Trump, e 41% interpretam que Lula está se aproveitando da questão para se promover (49% acreditam, contudo, que o petista "está agindo em defesa do Brasil").

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos, foto), tem saldo de menos 11 pontos (com aprovação de 24% e reprovação de 35%), assim como o governador do Paraná, Ratinho Jr. (aprovação de 19% e reprovação de 30%).
Tarcísio tentou demonstrar protagonismo na questão, chegando a se apresentar como negociador com os Estados Unidos, e tem falado publicamente sobre o assunto sempre que pode. Na segunda-feira, 18, o governador falou em "entregar algumas vitórias" a Trump como forma de negociar.
Leia também: 57% acham que o Brasil está na direção errada, aponta Quaest
Família Bolsonaro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parece atrair o impacto negativo da falta de efetividade do governo Lula e tem saldo de menos 12 pontos (31% acham que ele age bem, e 43%, mal).
O saldo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), é de menos 15 pontos (16% aprovam e 31% desaprovam), próximo aos 16 negativos de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, que tem 17% positivo e 33% negativo.
Os piores colocados na lista testada pela Quaest são o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com menos 31 pontos cada e índices idênticos de 24% positivo e 55% negativo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCOS
2025-08-20 20:35:2249% DE IDIOTAS QUE APOIAM UM CORRUPTO.
Eliane ☆
2025-08-20 14:32:24Quem já participou de pesquisas, como eu,sabe que são tantas perguntas,e que confundem em certo momento. Esses pesquisados realmente entenderam todas as perguntas? Tenho dúvida.Vivemos em um país com inúmeros analfabetos funcionais.
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-08-20 09:38:57Povo semianalfabeto combina com presidente semianalfabeto. A diferença é que a maioria dos brasileiros que acreditam em Lula não acreditam que ele é um cachaceiro.