Quem se sai melhor e pior no tarifaço, segundo a Quaest
Instituto de pesquisa compara avaliação sobre desempenhos de Lula, Tarcísio, Ratinho Jr., Haddad, Caiado, Zema, e Jair e Eduardo Bolsonaro

Enquanto a família Bolsonaro concentra suas forças na reabilitação de Jair, Lula colhe os louros, mesmo sem fazer nada de efetivo para negociar o tarifaço de Donald Trump e se restringir a reclamar publicamente do presidente americano.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 20, indica que o petista é quem está agindo melhor diante da tarifa adicional de 50% imposta aos produtos brasileiros, pelo menos na percepção da população brasileira.
O instituto de pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: Aprovação de Lula segue subindo na esteira do tarifaço, aponta Quaest
Lula
Lula está agindo bem para 44% e mal para 46%, e tem saldo de menos 2 pontos, mesmo sem demonstrar qualquer vontade de negociar uma tarifa que 77% dos brasileiros consideram que vai prejudicar suas vidas.
Aliás, 67% dos questionados dizem que o governo brasileiro deveria tentar negociar com Trump, e 41% interpretam que Lula está se aproveitando da questão para se promover (49% acreditam, contudo, que o petista "está agindo em defesa do Brasil").

Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos, foto), tem saldo de menos 11 pontos (com aprovação de 24% e reprovação de 35%), assim como o governador do Paraná, Ratinho Jr. (aprovação de 19% e reprovação de 30%).
Tarcísio tentou demonstrar protagonismo na questão, chegando a se apresentar como negociador com os Estados Unidos, e tem falado publicamente sobre o assunto sempre que pode. Na segunda-feira, 18, o governador falou em "entregar algumas vitórias" a Trump como forma de negociar.
Leia também: 57% acham que o Brasil está na direção errada, aponta Quaest
Família Bolsonaro
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, parece atrair o impacto negativo da falta de efetividade do governo Lula e tem saldo de menos 12 pontos (31% acham que ele age bem, e 43%, mal).
O saldo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), é de menos 15 pontos (16% aprovam e 31% desaprovam), próximo aos 16 negativos de Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, que tem 17% positivo e 33% negativo.
Os piores colocados na lista testada pela Quaest são o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), com menos 31 pontos cada e índices idênticos de 24% positivo e 55% negativo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-08-20 09:38:57Povo semianalfabeto combina com presidente semianalfabeto. A diferença é que a maioria dos brasileiros que acreditam em Lula não acreditam que ele é um cachaceiro.