Ministério da Saúde muda protocolos para atender sequelas da Covid
Quase dois anos após o início da pandemia, o governo começou a intensificar a adoção de medidas para garantir atendimento especializado a pacientes com sequelas causadas pelo coronavírus. A chamada Covid longa pode gerar a perda prolongada do olfato e paladar, problemas dermatológicos como a queda contínua de cabelo, e complicações mais sérias, como sequelas...

Quase dois anos após o início da pandemia, o governo começou a intensificar a adoção de medidas para garantir atendimento especializado a pacientes com sequelas causadas pelo coronavírus. A chamada Covid longa pode gerar a perda prolongada do olfato e paladar, problemas dermatológicos como a queda contínua de cabelo, e complicações mais sérias, como sequelas cardiorrespiratórias, disfunção cognitiva, depressão e problemas motores.
Uma portaria editada pelo Ministério da Saúde prevê a inclusão de novas orientações na tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais do Sistema Único de Saúde.
Entre as medidas detalhadas estão o atendimento mensal para as ações necessárias para reabilitação de pacientes que sofrerem com alterações funcionais, nutricionais, neurológicas, musculoesqueléticas ou sensoriais capazes de impactar nas atividades da vida diária. Os serviços compreendem a reabilitação cardiorrespiratória, visual, intelectual, física e auditiva, além de atenção fonoaudiológica e fisioterapêutica.
Desde a CPI da Covid, parlamentares e especialistas têm cobrado do Ministério da Saúde a adoção de medidas efetivas para o tratamento da chamada síndrome pós-Covid. Médicos defendem a criação de unidades especiais para o atendimento desses pacientes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
KEDMA
2022-01-08 11:57:04Medidas corretíssimas.
Maria
2022-01-08 09:07:52Enquanto isso as sequelas vão se tornando irreversíveis… MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Otavio
2022-01-07 18:54:48Que agilidade! Realmente esse governo é um mito!