"Putin está usando Lula como escudo humano"
A ucraniana Iryna Zemlyana, do Instituto de Informação de Massa, acredita que o Dia da Vitória constitui alvo militar legítimo para a Ucrânia

A ucraniana Iryna Zemlyana, especialista em mídia no Instituto de Informação de Massa, acredita que a celebração do 80º Dia da Vitória em Moscou nesta sexta, 9, constitui um alvo militar legítimo para a Ucrânia e que o ditador Vladimir Putin pretende usar o presidente Lula como escudo humano.
Segue a entrevista que Iryna deu para Crusoé.
Como Putin pode usar a visita de Lula em seu próprio favor?
É importante entender que Putin não faz nada em benefício dos outros. Em primeiro lugar, porque ele pensa exclusivamente em seus próprios interesses. Além disso, a Rússia está atualmente em uma situação econômica tão precária que não tem nada a oferecer a ninguém.
Então, qual é o interesse de Putin?
Putin quer usar a visita do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e de outros líderes mundiais para seus próprios propósitos — como um trunfo diplomático para demonstrar a si mesmo e ao seu povo que a Rússia não está isolada no cenário internacional. Tal visita lhe permite promover a narrativa de apoio — ou pelo menos neutralidade — de países-chave do Sul Global, especialmente o Brasil e membros dos Brics. Putin também interpreta esta visita como uma confirmação da legitimidade de seu poder, apesar das sanções e críticas ocidentais.
Lula se tornou um agente de desinformação russa?
Neste momento, não há razão para considerar Lula um agente direto de desinformação russa. Ele é um político experiente e, sem dúvida, está ciente das consequências que suas ações podem ter. No entanto, sua retórica e ações — em particular os apelos à "neutralidade", as críticas ao Ocidente e a atribuição de culpa à Ucrânia, equiparando-a à Rússia — podem, consciente ou inconscientemente, ecoar narrativas russas. Isso o torna um aliado conveniente para o Kremlin na guerra da informação, mesmo que não esteja formalmente envolvido em campanhas de desinformação.
Qual é o significado maior dessa visita de Lula?
Pessoalmente, considero profundamente intrigante a razão pela qual Lula estaria disposto a arriscar a vida para comparecer a um desfile militar em Moscou. A concentração de tropas e equipamentos militares russos é um alvo legítimo para a Ucrânia em tempos de guerra. Além disso, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky declarou publicamente que a Ucrânia não pode garantir a segurança dos líderes estrangeiros presentes no desfile em Moscou. Nesse contexto, Putin também está usando Lula como escudo humano.
Este Dia da Vitória, com a presença de muitos líderes mundiais, pode mudar o curso da Guerra da Ucrânia?
A celebração do Dia da Vitória deste ano, mesmo com a participação de vários líderes mundiais, dificilmente alterará significativamente o curso da guerra na Ucrânia — pelo menos em termos militares. No entanto, simbolicamente, pode criar a ilusão de apoio ou, pelo menos, de tolerância à Rússia por parte de países do Sul Global. Isso pode ajudar a semear dúvidas sobre a continuidade do apoio à Ucrânia em países que já estão hesitantes.
Leia em Crusoé: Janja se encontra com nacionalista russo pró-invasão
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
MARCOS
2025-05-07 20:13:59O DIA DA VITÓRIA PODE MUDAR O RUMO DA GUERRA SIM. É SÓ CAIR UMA BOMBA NO PALANQUE DAS AUTORIDADES. MUDA TUDO MUNDIALMENTE.
Joaquim Arino Durán
2025-05-07 18:17:25Torcendo pelos drones ucranianos.