PT adia para 4 de janeiro decisão sobre apoio a Baleia Rossi
A bancada do PT na Câmara reuniu-se na manhã desta terça-feira, 29, para discutir a sucessão de Rodrigo Maia na presidência da casa. O encontro virtual, entretanto, terminou sem consenso. A legenda adiou para a próxima segunda-feira, 4, a decisão sobre o apoio a Baleia Rossi (foto), do MDB, ou o lançamento de uma candidatura...
A bancada do PT na Câmara reuniu-se na manhã desta terça-feira, 29, para discutir a sucessão de Rodrigo Maia na presidência da casa. O encontro virtual, entretanto, terminou sem consenso. A legenda adiou para a próxima segunda-feira, 4, a decisão sobre o apoio a Baleia Rossi (foto), do MDB, ou o lançamento de uma candidatura própria.
A deliberação ocorreu um dia após PT, PSB, PDT e PCdoB levarem ao emedebista uma lista de exigências, que inclui o compromisso com a independência da Câmara em relação ao Palácio do Planalto. As legendas integram o bloco capitaneado por Rodrigo Maia e formado por 11 siglas -- o grupo reúne 280 parlamentares.
A candidatura de Baleia Rossi tem apoio majoritário entre os partidos de oposição. A resistência parte do PT, que ainda amarga o sabor do impeachment de Dilma Rousseff. À época, Michel Temer abandonou a petista e trabalhou pela queda da petista com o apoio do MDB.
"Ficou decidido que nada está decidido. Fizemos um debate muito bom. A bancada analisou o documento entregue ontem por quatro partidos de oposição ao deputado Baleia Rossi e sugeriu mais alguns pontos, os quais serão levados aos demais integrantes do bloco e, depois, se acatados, encaminhados novamente a Baleia Rossi", disse o líder do PT na Câmara, Enio Verri.
"Hoje, temos dois caminhos: ter uma candidatura dentro do bloco ou apoiar desde o primeiro turno o Baleia. A certeza é que temos que vencer o candidato de Bolsonaro na Câmara", disse, em referência a Arthur Lira, do Progressistas, apoiado pelo Palácio do Planalto.
As eleições para a presidência da Câmara ocorrerão em 1º de fevereiro. Para ser eleito em primeiro turno, o parlamentar precisa ter a maioria absoluta dos votos -- ou seja, o apoio de 257 congressistas. Caso isso não ocorra, os dois melhores colocados disputam o segundo turno.
De acordo com petistas que participaram da reunião, discutiu-se, por exemplo, a exigência quanto ao compromisso com a tentativa de prorrogação do auxílio emergencial e o aumento da fiscalização do Executivo -- o que significa abrir maior espaço para a convocação de ministros e a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito, as CPIs.
Apesar do adiamento, na visão de integrantes da bancada, a tendência é pelo apoio a Baleia Rossi. Neste caso, a ideia é que o PT fique com a 1ª vice-presidência da Mesa Diretora. Políticos do PDT dizem que o partido já fechou apoio ao emedebista e só aguarda a definição das outras siglas do bloco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Mercedes
2020-12-30 08:43:44O PT culpa Bolsonaro pelo impeachment de Dilma. Não se dão conta que foi o MDB de Temer que armou para cima da ex-presidente, juntamente com o PSDB e o DEM.
Dalton
2020-12-30 07:39:51Ou estão esperando para ver se o Bozo não solta mais grana para as grandes verbas parlamentares que nem sabe qual é o destino do dinheiro do contribuinte brasileiro, isso é uma caixa de pandorra
MARCOS
2020-12-29 19:46:05Esses são os representantes que escolhemos. Merecemos sofrer. PT, lance candidato próprio e não terás seus próprios votos e farão o que o PR quer, que é eleger o meliante Arthur Lira. O problema é que não temos opção, pois se não for um meliante, será o outro
Antônio
2020-12-29 17:11:41Sai o batoré Nhonho Maia e entra o Baleia Lira ou Artur Rossi. E a putaria continua na casa das luzes vermelhas em Brasília
Getulio
2020-12-29 16:29:39A baleia encaçapou Jonas, que sobreviveu mercê da estreiteza da goela do monstro. Como são todos tão estreitos, mais uma vez se danará o contribuinte, do qual se extraem tributos de porte europeu em troca de bens e serviços públicos de qualidade moçambicana. Mas contribuinte vota; deverá fazê-lo cuidadosamente em 2022, que está às portas. Como Davi-Eleitor, é provável que mantenha seus seixos e estilingue certeiros prontos para abater vampiros e zumbis. O Quadrilhão da Ficha Suja que se manque!
Manoel
2020-12-29 14:47:44PT, PSOL, PSB, PCdoB + Rodrigo Maia, a escória da escória da política brasileira. Misericórdia.
Dilmo
2020-12-29 14:12:44Política, a arte de dividir a propina.