Propaganda de Bolsonaro por remédios é inédita, diz fabricante de ivermectina
Diretor-executivo da Vitamedic, Jailton Batista disse à CPI da Covid nesta quarta-feira, 11, jamais ter presenciado a realização de propaganda de medicamentos por presidentes da República, à exceção de Jair Bolsonaro. A empresa é uma das principais fabricantes de ivermectina no país e viu as vendas do remédio crescerem 1.254% entre 2019 e 2020, em...
Diretor-executivo da Vitamedic, Jailton Batista disse à CPI da Covid nesta quarta-feira, 11, jamais ter presenciado a realização de propaganda de medicamentos por presidentes da República, à exceção de Jair Bolsonaro. A empresa é uma das principais fabricantes de ivermectina no país e viu as vendas do remédio crescerem 1.254% entre 2019 e 2020, em meio à difusão da medicação pelo chefe do Planalto.
Embora tenha reconhecido a ação de Bolsonaro em favor da ivermectina, Jailton alegou não ter como precisar o impacto das falas presidenciais nos negócios da empresa. O remédio integra o chamado "Kit Covid", conjunto de drogas ineficazes contra o novo coronavírus propagandeadas pelo Planalto.
"Antes que houvesse alguns pronunciamentos, a ivermectina, desde a eclosão da pandemia, quando os primeiros estudos in vitro apontaram que o produto tinha alguma ação, isso desencadeou na comunidade médica e científica o interesse pelo produto. Então ele começou, a partir desses estudos, a ter uma visibilidade maior, mas não temos como medir o que impactou a fala do presidente no nosso negócio", disse.
Jailton ainda confirmou que a Vitamedic bancou a publicação nos principais jornais do país de um manifesto assinado pela entidade bolsonarista Médicos pela Vida em defesa do uso de cloroquina, ivermectina, zinco e vitamina D por pacientes diagnosticados com Covid-19.
Ele admitiu, porém, que a empresa jamais conduziu estudos clínicos sobre os medicamentos e afirmou ter ciência de que a antiga dona da patente da ivermectina, a Merck, divulgou manifestação na qual afirma que não há evidências pré-clínicas nem clinicas de eficácia do remédio no combate à Covid-19.
"A Vitamedic foi solicitada a dar apoio, suporte à chamada Associação Médicos pela Vida, no patrocínio de um documento técnico, médico, e ela o fez", disse. Questionado se considerava a iniciativa ética, Jailton desconversou. "Antes mesmo da publicação deste manifesto, que aconteceu em 16 de fevereiro, a empresa já havia registrado forte atendimento à demanda do mercado, independente da opinião dos médicos e da publicação deste manifesto."
A postura da Vitamedic, que, ciente da ineficácia da ivermectina contra o coronavírus, estimulou o uso da medicação, foi duramente criticada por integrantes da CPI da Covid.
O senador Fabiano Contarato, da Rede, chegou a indicar a ocorrência de estelionato. O Código Penal define como crime "obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Basílio
2021-08-12 09:23:21O lucro gerado com certeza foi dividido com médicos picaretas e deve ter sobrado para a campanha política do Bozo!
PAULO
2021-08-11 18:01:091- Medicamentos no Brasil são tabelados. Você tem o PF (preço fábrica) e o PMC (preço máximo consumidor). Farmacêuticas q estão no mercado de genéricos, geralmente ñ fazem propaganda médica. Elas agem na geração de demanda no PDV (ponto de venda). Para isso, oferecem descontos que chegam a 90% no PF. Com isso o PDV consegue uma maior lucratividade, sendo incentivados a oferecerem para o consumidor, um preço menor de PMC, para que ele opte pelo genérico em detrimento do medicamento de referência.
Luiz
2021-08-11 14:55:18Continuo tomando Invermectina, vitamina C, D, K, vou muito bem obrigado! Tchau!
Albino
2021-08-11 13:32:34Espero mesmo que tenha sido a vitamedic e não o governo, que tenha bancado a publicação do manifesto assinado pelos médicos bolsonaristas. Ou seria isso pra livrar o governo de algum crime?!
Eduardo
2021-08-11 13:30:34Nessa picaretagem que custou a enganação do povao ignaro e o seu rico dinheirinho não se esqueçam do incentivador dessa boçalidade: o astronauta e atual ministro da “ciência” e da tecnologia. Nao se esqueçam de investiga-lo neste desserviço.