Propaganda da Previdência ficou com apresentadores prediletos de Bolsonaro
A campanha publicitária do governo Jair Bolsonaro para a reforma da Previdência investiu, em sua segunda fase, 4,3 milhões de reais em merchandising — propaganda inserida em programas. Desse total, 91% foram destinados para Record, Band e SBT, reporta a Folha de S.Paulo. As duas primeiras empresas são clientes da empresa do secretário especial de...

A campanha publicitária do governo Jair Bolsonaro para a reforma da Previdência investiu, em sua segunda fase, 4,3 milhões de reais em merchandising — propaganda inserida em programas. Desse total, 91% foram destinados para Record, Band e SBT, reporta a Folha de S.Paulo. As duas primeiras empresas são clientes da empresa do secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten (foto); a terceira, é ex-cliente.
A documentação entregue ao Tribunal de Contas da União demonstra que houve negociação com nove apresentadores para a veiculação de testemunhos favoráveis às mudanças nos regimes de aposentadorias e pensões. Nomes preferidos do presidente Jair Bolsonaro foram priorizados. As declarações de apoio, pagas pelo governo federal, foram ao ar ao longo de sete semanas, entre maio e julho de 2019.
De acordo com a Folha, na Record, a Secom realizou o maior repasse para o programa matinal Hoje em Dia, de César Filho e Ana Hickmann (983 mil reais por cinco inserções). A negociação feita no SBT abarcou os programas Eliana (269 mil reais por um testemunho), Operação Mesquita, de Otávio Mesquita (218 mil reais por três declarações), e do Ratinho (915 mil reais por quatro elogios).
Outro contemplado foi o jornalista José Luiz Datena, do programa Brasil Urgente, da Band, escolhido com frequência por Bolsonaro para entrevistas. Ele é cotado para disputar a Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano, com apoio do presidente, destaca a Folha.
A contratação de artistas ou jornalistas para fazer merchandising na TV é legal. O TCU, no entanto, investiga se a distribuição de verbas da Secom entre as emissoras ocorre por critérios políticos, e não técnicos, entre eles o da audiência.
A primeira fase da campanha publicitária, veiculada entre 20 de fevereiro e 21 de abril, havia custado 11,5 milhões de reais. O plano definiu que a TV mais contemplada com recursos seria a Globo nacional, líder de audiência e que atinge maior público.
Mas, a partir de abril, após Wajngarten assumir o cargo, a Secom mudou a orientação. Na segunda etapa da campanha, aprovada na gestão dele, o plano de mídia excluiu a Globo nacional da lista de contratadas, mantendo apenas praças regionais da emissora, cujos anúncios são mais baratos.
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Comentários (10)
José
2020-01-28 11:57:19A Globo demonstrou abuso de poder e arbitrariedade nas últimas décadas. Além disso, promovi sistematicamente campanha contra o governo, por questões ideológicas. Nada mais justo o governo priorizar as empresas afinadas à sua política. Desde quando se privilegia o inimigo???!!!
Vimar
2020-01-28 10:46:57Por ser judeu, ele deveria ter a ética e a justiça como premissa em sua vida. O seu comportamento não reflete só nele. Acho injusto esse boicote contra a Globo. Ela é símbolo de competência nacional, nos orgulhando com seus prêmios internacionais.
Waldo
2020-01-28 09:02:41Matéria mais idiota.
João
2020-01-28 07:17:14Alô Dantas, Sabino e Mainardi.Se eu estivesse interessado nas fofocas e lamúrias da família Frias (dona do jornaleco Folha) não teria assinado Crusue/Antagonista+.Não vi nada em nenhuma publicação quando os petralhas enchiam os cofres dos Marinhos e dos Frias, porque repercutir o berreiro deles agora?Heim!...heim!...
Nonato Cronemberger
2020-01-28 07:12:52Dor de cotovelo. Acabou a mamata dos grandes veículos de comunicação
FRANCISCO
2020-01-27 21:52:44Reportagem fraca e com intenções escusas...pare de nos decepcionar, Crusoé!...assim fica mto difícil renovar a assinatura... pensei q estava fazendo a assinatura de uma revista pautada na competência e imparcialidade, mas cada dia me decepciono mais....vou me lembrar disso na época da renovação....
AJAS
2020-01-27 21:21:38Deixa chorar! Kkkkkkkk
NESTOR
2020-01-27 20:37:56Crusoé é ligada ao Grupo Folhas??
Rafael
2020-01-27 19:42:34A Globo é inimiga do Governo e do Brasil, não tem que receber dinheiro público. Nem a Folha.
Miguel
2020-01-27 18:31:43Notícia requentada. Casca de banana. Eu ia votar no Moro em 2022, mas ele disse que não será candidato e que seu voto será para BOLSONARO, então eu resolvi seguir meu líder e votar em BOLSONSRO 2022 . Siga o líder você também. BOLSONARO 2022. PÁTRIA AMADA BRASIL.