Pronatec foi um desastre, diz ministro da Educação no Senado
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), disse que o Pronatec foi um "desastre", no pronunciamento inicial que faz na manhã desta terça-feira, 7, na audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Weintraub lembrou que a avaliação não é dele, mas do próprio Senado, quando examinou o Programa Nacional de Ensino Técnico...
O ministro da Educação, Abraham Weintraub (foto), disse que o Pronatec foi um "desastre", no pronunciamento inicial que faz na manhã desta terça-feira, 7, na audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Weintraub lembrou que a avaliação não é dele, mas do próprio Senado, quando examinou o Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego dos governos do PT.
Weintraub citou um parecer realizado no Senado mostrando que o programa teve um "início açodado" e maior preocupação de ter muitas matrículas do que de medir a eficiência e a qualidade dos cursos oferecidos.
O ministro, no entanto, ressaltou a necessidade de se aprimorar o ensino técnico. "Precisamos acabar com esse preconceito de que o artesão é pior do que um doutor", afirmou, acrescentando que a demanda por profissões técnicas, que podem ser ensinadas no ensino médio, é alta nas empresas brasileiras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo
2019-05-09 17:22:32O Ministro tem toda a razão. Querer ser doutor é coisa do passado. Nem bons advogados estão sendo produzidos porque o curso de Direito hoje é passaporte para cargos no serviço público. E nem está adiantando muito Oir que os Tribunais Superiores estão julgando com o direito achado na rua.
Eduardo
2019-05-09 17:18:21Fabricar um motor é muito mais importante do que ficar dando pareceres infindáveis e muitos , estéreis ,na área jurídica. Para mim um mestre de obras tem mais importância do que o produto do trabalho de assessores disto e daquilo principalmente em Brasília. Desenhar uma nova Ferrari vale muito mais do que produzir um monte de papéis que em nada ajudam a população do mundo.
AURELIO
2019-05-08 12:51:32Finalmente um ministro da Educação que realmente aponta os números e os problemas da Educação legada pelo PT. Ele está coberto de razão em suas análises.
MONICA
2019-05-08 10:13:51Ótimo posicionamento, super apoio.
Geraldo
2019-05-08 10:12:18Desde quando o PT se preocupa com Educação de qualidade? Para essa facção criminosa, quanto mais ignara a plebe, mais fácil enganá-la.
Lucia
2019-05-08 09:28:05Universidade é pra poucos, vamos ser realistas! É assim no mundo inteiro. De que adianta formar milhares de alunos medíocres, futuros desempregados, que para sobreviver ingressam no mercado informal, ganhando salários irrisórios e sem garantias previdenciárias? O investimento em escolas técnicas seria muito mais lógico. Um aluno egresso do nosso combalido ensino público fundamental não tem condições intelectuais para enfrentar um curso superior de alto nível. Então abaixam o nível como solução
Arnaldo
2019-05-08 08:22:37Sou um empresário de 62 anos e me sinto confortável de ter feito faculdade. Se eu tivesse feito seria um tempi perdido. aprendi muito mais com o mercado e ja gerei centenas de emprego e ajudei muitas pessoas a conecar im negocio.
JOAO
2019-05-07 23:13:36Alguém aqui sabe me dizer a quantidade aproximada de bilhões de reais que foram gastos em educação no Brasil nos últimos 10 anos?
Jose
2019-05-07 20:20:00O presidiário em seu primeiro governo quis meter a mão no Sistema S e deu o preço. Até o Palocci além do Okamoto se fartaram. O SISTEMA sobreviveu e paga contas de prefeituras, estados e federação até hoje. A grana ali é cera, muita, e sem fundo. Importante é compor.
XandeSilva
2019-05-07 19:23:48Muito bem ministro! Hora de começar a esclarecer as écas petralhas que ferraram o Brasil.