Procura-se um novo hino para Santa Catarina
Depois de 131 anos, os parlamentares estaduais de Santa Catarina aparentam estar cansados de seu hino. Um projeto de Lei (PL), que tramita na Assembleia Legislativa do estado, quer uma nova versão do texto escrito em 1892. Acontece que a letra, assinada pelo poeta Horácio Nunes Pires, é considerada muito influenciada pela abolição da escravatura...
Depois de 131 anos, os parlamentares estaduais de Santa Catarina aparentam estar cansados de seu hino. Um projeto de Lei (PL), que tramita na Assembleia Legislativa do estado, quer uma nova versão do texto escrito em 1892.
Acontece que a letra, assinada pelo poeta Horácio Nunes Pires, é considerada muito influenciada pela abolição da escravatura e a proclamação da República. O estado sequer é citado em sua letra. Em um dos versos, ainda se canta: "O povo que é grande, mas não vingativo / Que nunca a justiça e o direito calcou
Com flores e festas, deu vida ao cativo / Com festas e flores, o trono esmagou."
Por isso, a proposta sugere um concurso para nova letra. Se aprovada, a ideia do deputado Ivan Naatz (PL) é que a nova letra "tratará [de] belezas naturais, a cultura catarinense e sua história."
Para ele, a necessidade de mudança vem do fato que "muitos catarinenses não se sentirem representados e, consequentemente, não terem na memória o Hino do Estado de Santa Catarina". O símbolo, exemplifica o parlamentar, deve ser reproduzido antes de jogos esportivos no estado — mas não haveria identificação, pois poucos sabem sua letra.
A discussão sobre hinos não é nova na região: há duas semanas, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou uma PEC que torna mais difícil alterar o hino estadual, conhecido como "Farroupilha". Lá, a discussão é distinta e envolve um verso específico, considerado racista por movimentos sociais ligados à esquerda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Odete6
2023-07-26 02:00:22Ai....ai..... 🙄🙄🙄🙄.....
Renata
2023-07-25 16:20:38Quanta falta de serviço útil.
Marcia E.
2023-07-25 09:35:30É DIFÍCIL IMAGINAR QUE A POPULAÇÃO ESTÁ PAGANDO HORAS DE SERVIÇO PARA VEREADORES E DEPUTADOS, PARA SE PREOCUPAREM COM ISSO.