Crusoé
13.09.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Diários

    Processos que podem levar à cassação de Janones avançam no Conselho de Ética

    Partido Liberal apresentou representações contra o parlamentar por usar camiseta com palavra de baixo calão e atacar Gustavo Gayer

    avatar
    Guilherme Resck
    6 minutos de leitura 13.09.2025 14:02 comentários 0
    Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vai sortear na próxima terça-feira, 16, nomes para compor as listas tríplices destinadas à escolha dos relatores de dois processos disciplinares contra André Janones (Avante-MG). As listas já haviam sido definidas no último dia 2 de setembro, quando os processos foram instaurados, mas o deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), que havia entrado em ambas, retirou seu nome.

    Dessa forma, será sorteado apenas mais um deputado para cada uma das duas. Os processos são referentes a representações apresentas pelo Partido Liberal (PL) contra Janones por quebra de decoro parlamentar.

    Em uma delas, a sigla argumenta que ele utilizou uma camiseta, na Câmara, em fevereiro deste ano, na qual estava estampada palavra de baixo calão. Na peça, era possível ler "Anistia é o cara...", em protesto conta uma eventual perdão para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

    "O Representado foge das delimitações da liberdade de expressão ao passo em que utiliza do espaço público da Câmara dos Deputados para ostentar ódio com palavras reprováveis e palavrões, principalmente quando são provenientes de um Deputado Federal, que deveria ter zelo e urbanidade a rigor que o mandato impõe", afirma o PL.

    Ainda nas palavras da sigla, "a atuação do Representado viola diretamente a honra e a própria respeitabilidade e credibilidade desta Casa Legislativa ao vestir uma camiseta com a frase 'anistia é o cara...'".

    Nesse caso, os nomes já sorteados para a lista tríplice que permaneceram são Dimas Gadelha (PT-RJ) e Acácio Favacho (MDB-AP). O relator será um deles ou o terceiro deputado que for sorteado na terça.

    Já na segunda representação, o PL argumenta que Janones atacou o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por meio de mensagens no X em 13 de março deste ano. Na publicação, Janones chama o parlamentar de "assassino" e "corrupto" e diz que ele "matou duas pessoas dirigindo drogado e bêbado".

    "De mais a mais, ainda que houvesse qualquer resquício de veracidade no ódio destilado pelo Representado, a hipocrisia evidenciada nas acusações, haja vista que o Representado confessou categoricamente ter praticado o crime comumente conhecido por 'rachadinha', demonstra o total desespero que o Representado se vale arruinar a reputação de outro Parlamentar", diz o  PL.

    "Portanto, imputar a outro parlamentar uma conduta criminosa, além de se amoldar ao crime de Calúnia, é desprezível e afronta diretamente os ditames regimentais desta Casa, e por isto, torna-se evidentemente necessário que este Conselho casse o mandato do Representado".

    O partido ressalta que ter opiniões e externá-las é garantido, mas o xingamento e a atribuição a Gayer da "pecha falsa de 'assassino', 'corrupto' e 'drogado' é desrespeitar não apenas este parlamentar, mas a própria Câmara".

    Fazem parte da lista tríplice para a escolha do relator do processo, por enquanto, os deputados Castro Neto (PSD-PI) e Dimas Gadelha.

    E o processo por ofensas a Nikolas?

    Um terceiro processo disciplinar contra Janones, que também pode levar à cassação do mandato, encontra-se mais avançado no Conselho de Ética. É aquele referente à representação no âmbito da qual ele já teve o mandato suspenso, cautelarmente, por três meses.

    A representação foi formalizada pela cúpula da Câmara com base na denúncia feita pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). Segundo a Mesa Diretora da Casa, conforme informado, Janones incorreu, em tese, em condutas incompatíveis com o decoro “ao provocar abertamente a bancada do PL e proferir manifestações gravemente ofensivas ao deputado Nikolas Ferreira, que ocupava a tribuna, em evidente abuso das prerrogativas parlamentares”.

    As manifestações foram proferidas durante a sessão do plenário da Casa realizada em 9 de julho de 2025. Nelas, pontua a representação, Janones, “em flagrante abuso de suas prerrogativas constitucionais, com o animus de ofender a honra do deputado Nikolas Ferreira, proferiu xingamentos ultrajantes, com expressões de baixo calão, desonrosas e depreciativas, além de provocar abertamente os deputados do PL”.

    A cúpula da Câmara salienta que a destemperança e agressividade da conduta atingiram, de forma inegável, “a honra objetiva do próprio Parlamento“.

    O relator do processo disciplinar, nesse caso, é Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE). Na sexta-feira, 12, teve início a instrução probatória do processo. Antes, na quinta-feira, 11, Janones protocolou sua defesa escrita.

    A defesa de  Janones

    No documento apresenta nesta semana, ele pede o reconhecimento da suspeição dos deputados Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Sargento Gonçalves (PL-RN), com seu consequente afastamento da análise da representação; a rejeição da representação, em razão da "inépcia da denúncia que lhe deu origem por ausência de exposição clara dos fatos e prova da materialidade"; e absolvição de Janones.

    "No dia 9 de julho de 2025, o Recorrente estava no Plenário do Congresso Nacional, acompanhando a Sessão Deliberativa. Por volta das 19h, enquanto o Deputado Nikolas Ferreira (PL/MG) fazia uso da tribuna, o Recorrente — que se encontrava sozinho — iniciou a gravação de um vídeo com o intuito de informar seus eleitores sobre os assuntos debatidos e as manifestações dos parlamentares durante a sessão", diz a defesa.

    Segundo o documento, Janones em nenhum momento interrompeu a fala de Nikolas nem elevou a voz a ponto de causar perturbação, como "a representação e tenta fazer crer". "Na realidade, limitou-se a realizar gravação para o seu próprio dispositivo eletrônico, sem qualquer conteúdo ofensivo ou desrespeitoso, agindo estritamente dentro das prerrogativas de seu mandato parlamentar".

    A defesa pontua ainda que, embora não estivesse fazendo nada de errado, Janones "foi subitamente cercado por diversos parlamentares da oposição, que o empurraram e proferiram ofensas, inclusive xingamentos grosseiros e expressões de cunho homofóbico".

    As agressões verbais e os gritos desses parlamentares teriam sido os verdadeiros responsáveis por interromper a sessão "e gerar um tumulto absolutamente desnecessário, e não a conduta do Representado, que apenas resistiu às agressões imotivadas".

    Além disso, é alegado que Janones foi fisicamente agredido por alguns dos deputados, que tentaram removê-lo à força do  plenário, e que ele teve suas partes íntimas apalpadas, numa tentativa de humilhá-lo e constrangê-lo. Gilberto Silva, Bilynskyj e Gonçalves teriam agredido o congressista do Avante.

    Diários

    Crusoé nº 384: Bolsonaro condenado

    Redação Crusoé Visualizar

    China ignora soja americana e compra do Brasil - por enquanto

    José Inácio Pilar Visualizar

    A aposta dos ministros do STF para a prisão de Jair Bolsonaro

    Wilson Lima Visualizar

    Congressistas dos EUA citam "vingança política" contra Bolsonaro

    Redação Crusoé Visualizar

    Conib se manifesta contra ataques antissemitas a Luiz Fux

    Duda Teixeira Visualizar

    O encontro do Careca do INSS com a CPMI

    Wilson Lima Visualizar

    Mais Lidas

    A aposta dos ministros do STF para a prisão de Jair Bolsonaro

    A aposta dos ministros do STF para a prisão de Jair Bolsonaro

    Visualizar notícia
    A fatura chegou

    A fatura chegou

    Visualizar notícia
    A real missão dos drones russos na Polônia

    A real missão dos drones russos na Polônia

    Visualizar notícia
    Bolsonaro condenado

    Bolsonaro condenado

    Visualizar notícia
    Caça aos culpados

    Caça aos culpados

    Visualizar notícia
    China ignora soja americana e compra do Brasil - por enquanto

    China ignora soja americana e compra do Brasil - por enquanto

    Visualizar notícia
    Como a esquerda dificultou o julgamento de Jair Bolsonaro

    Como a esquerda dificultou o julgamento de Jair Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Crime cada vez mais organizado

    Crime cada vez mais organizado

    Visualizar notícia
    Drones russos na Polônia podem escalar guerra na Ucrânia?

    Drones russos na Polônia podem escalar guerra na Ucrânia?

    Visualizar notícia
    Itamaraty político procura encrenca após condenação de Bolsonaro

    Itamaraty político procura encrenca após condenação de Bolsonaro

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    André Janones

    Câmara dos Deputados

    cassação

    Conselho de Ética

    Partido Liberal

    quebra de decoro

    < Notícia Anterior

    Crusoé nº 384: Bolsonaro condenado

    13.09.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    Guilherme Resck

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)

    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)


    Notícias relacionadas

    Crusoé nº 384: Bolsonaro condenado

    Crusoé nº 384: Bolsonaro condenado

    Redação Crusoé
    13.09.2025 07:02 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    China ignora soja americana e compra do Brasil - por enquanto

    China ignora soja americana e compra do Brasil - por enquanto

    José Inácio Pilar
    12.09.2025 16:54 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    A aposta dos ministros do STF para a prisão de Jair Bolsonaro

    A aposta dos ministros do STF para a prisão de Jair Bolsonaro

    Wilson Lima
    12.09.2025 16:40 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Congressistas dos EUA citam "vingança política" contra Bolsonaro

    Congressistas dos EUA citam "vingança política" contra Bolsonaro

    Redação Crusoé
    12.09.2025 16:06 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso