Prisioneiros já representam um terço das mortes de russos na Ucrânia
A máquina de desinformação de Vladimir Putin (foto) na guerra na Ucrânia sofreu um golpe nesta semana. Apesar das tentativas do Kremlin de omitir dados do conflito, a emissora britânica BBC publicou um levantamento das baixas russas nesta terça, 20. O canal público, que é editorialmente independente, conseguiu comprovar pelo menos 25 mil mortes de...
A máquina de desinformação de Vladimir Putin (foto) na guerra na Ucrânia sofreu um golpe nesta semana. Apesar das tentativas do Kremlin de omitir dados do conflito, a emissora britânica BBC publicou um levantamento das baixas russas nesta terça, 20.
O canal público, que é editorialmente independente, conseguiu comprovar pelo menos 25 mil mortes de russos em combate desde fevereiro de 2022, início da invasão. O levantamento também aponta uma evolução no perfil dos russos mortos no conflito.
Nos três primeiros meses da invasão, a "baixa típica" era de soldados de baixa patente e 21 anos de idade. O perfil contrasta com aquele dos últimos três meses, que é de detentos de patente desconhecida com média de 34 anos. Em novembro do ano passado, Putin autorizou a convocação de detentos para a guerra.
Das 3.373 mortes comprovadas no primeiro trimestre da invasão, quase todas envolviam militares ou voluntários. Apenas 22 desse total estavam fora dessa classificação — todas envolviam mercenários do grupo Wagner.
Nos últimos três meses, a BBC estima que 3.798 russos morreram, com detentos representando mais de um terço dessas baixas. Outras 20% dessas mortes foram de civis convocados.
O levantamento da BBC considera fontes públicas, memoriais e cemitérios visitados por voluntários. A organização de mídia independente russa Mediazona também colaborou com o projeto.
Para ter uma ideia do que representa o número de 25 mil mortos até agora: ao longo de dez anos da guerra que os soviéticos fizeram no Afeganistão, entre 1979 e 1989, morreram 15 mil soldados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
John
2023-06-21 21:26:47BBC é um CANAL ESTATAL, de um governo que apoia a Ucrânia. O imbecil que escreveu que é “independente “, precisa estudar um pouco. Acabaram inclusive de criar um cargo de diretoria de “desinformation and misinformation” o nome esquerdista para CENSURA!! Esse revistinha é mesmo um pasquim barato.
Odete6
2023-06-21 02:00:25É o seguinte, CIA, MOSSAD, INTERPOL, SFSFR, SIE (as 2 últimas, russas).... ACABEM COM ESSE CARA, o nanoputin!!!! PAREM COM ESSA CARNIFICINA de POPULAÇÕES HUMANAS E DEVASTAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DOS CENÁRIOS DESSAS TRAGÉDIAS!!!! Caso o BARACK OBAMA ainda fosse o Presidente dos EUA, esse caso já teria sido resolvido como o foi espetacular e competentemente com o rato bin laden.
Odete6
2023-06-21 01:54:54É o seguinte, CIA, MOSSAD, INTERPOL, SFSFR, SIE (as 2 últimas, russas).... MATEM ESSE CARA, o nanoputin!!!! PAREM COM ESSA CARNIFICINA de POPULAÇÕES HUMANAS E DEVASTAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DOS CENÁRIOS DESSAS TRAGÉDIAS!!!! Caso o BARACK OBAMA ainda fosse o Presidente dos EUA, esse caso já teria sido resolvido como o foi espetacular e competentemente com o rato bin laden.
Sergio
2023-06-20 23:50:20Espero que as famílias russas acordem e retirem esse crápula do poder. O mundo ficaria bem melhor sem ele.