Presidente do PCO faz vaquinha para liberar conta bancária
O bloqueio foi determinado após decisão judicial favorável ao deputado Kim Kataguiri, que foi associado ao nazismo por Rui Costa Pimenta

O Partido da Causa Operária (PCO) tenta reunir 16 mil reais para liberar a conta bancária de seu presidente, Rui Costa Pimenta (foto). A legenda publicou em seu perfil no X um pedido para envio de transferências por Pix, explicando que o bloqueio da conta é resultado de processo apresentado pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP).
"A conta bancária do presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, se encontra congelada devido a uma decisão judicial. A informação foi tornada pública pelo próprio dirigente neste sábado (27) durante a realização da Análise Política da Semana", diz o texto publicado pelo PCO.
Segundo o partido, "após uma investigação do Departamento Jurídico do Partido, constatou-se que o bloqueio havia sido determinado após uma solicitação do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP)".
Indenização
"Kataguiri havia processado Pimenta no ano passado porque este o criticou após o deputado ir à Justiça contra o envio de ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza", segue a nota, acrescentando:
"O processo contra o presidente do PCO ainda não se encerrou. Embora tenha sido condenado em primeira e segunda instâncias, Pimenta recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), visto que há um problema constitucional envolvido na condenação do dirigente. Ocorre que, no entanto, a apelação ao STF não tem poder suspensivo de sentença. Isso significa que, mesmo antes da decisão final da mais alta corte do País, a sentença pode ser executada, permitindo o bloqueio de valores em contas bancárias do réu para assegurar o pagamento da indenização."
De acordo com a sentença, Pimenta precisa pagar 16 mil reais para retomar o acesso a sua conta bancária.
"Do ponto de vista político, o que ocorre é mais um caso em que a 'defesa da honra' das autoridades públicas brasileiras, responsáveis pelas atrocidades às quais o povo brasileiro está submetido, é invocada para blindar essas mesmas autoridades de críticas políticas. Um regime no qual as autoridades não podem ser criticadas é, por definição, uma ditadura", protestou o PCO.
"Calúnia"
Kataguiri comentou nesta quarta-feira, 1º, a nota publicada pelo PCO: "Importante dizer que calúnia não é liberdade de expressão. Fato que foi casuisticamente omitido pela nota do PCO."
Pimenta foi condenado em janeiro pela Justiça do Distrito Federal a pagar 10 mil reias de indenização por danos morais a Kataguiri, por associá-lo ao nazismo.
À época da condenação, que foi confirmada em segunda instância, Kataguiri explicou por que processo Pimenta:
“Rui Costa tem de entender que, diferente dele, que é um conhecido apoiador de ditaduras que perseguiram e assassinaram opositores políticos, eu sou um democrata. A direita tem de parar de aceitar ser acusada levianamente de criminosa. Espero que ele tenha aprendido a lição.”
Celebração de ataque terrorista
O PCO marcou para 7 de outubro um ato para celebrar o segundo ano do ataque terrorista do Hamas em Israel, que matou 1.200 pessoas em 2023.
A postagem de convocação no X foi marcada com uma nota da comunidade, para destacar que "um dos episódios mais letais ocorreu no festival de música em Re’im, onde ao menos 360 jovens foram mortos”.
O ato do PCO seria realizado no auditório da Academia Paulista de Letras (APL), que anunciou o cancelamento do aluguel após saber para que ele seria usado pelo PCO.
O partido protestou e anunciou novo endereço para o ato:
"Frente ao apoio vergonhoso da Academia Paulista de Letras (APL) a "Israel" e ao genocídio em Gaza, fomos obrigados a mudar o local da manifestação que relembra os dois anos do início da Operação Dilúvio de Al-Aqsa para o Auditório da APEOESP, na República.
Não nos deixaremos intimidar pela pressão sionista e criminosa que o imperialismo tenta fazer para censurar o ato que celebra um dia de resistência histórico para os povos oprimidos de todo o mundo."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)