Preservação da Funasa é nova derrota para Rui Costa
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (foto), amarga outra derrota após a aprovação da MP dos Ministérios. Ele era um dos principais defensores da extinção da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A decisão do governo de pôr fim à autarquia, no entanto, foi revertida no texto final da medida provisória que tratou da reorganização...
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (foto), amarga outra derrota após a aprovação da MP dos Ministérios. Ele era um dos principais defensores da extinção da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A decisão do governo de pôr fim à autarquia, no entanto, foi revertida no texto final da medida provisória que tratou da reorganização da Esplanada.
A manutenção da Funasa foi articulada pelo deputado Danilo Forte (União-CE). Costa teria resistido em dialogar para uma solução intermediária quando procurado por parlamentares do Centrão, o que aumentou a insatisfação do grupo com o ministro.
Um dos motivos para a extinção seria o robustecimento do Ministério das Cidades, comando por Jader Filho. Com a PEC da Transição, o Congresso garantiu R$ 2,9 bilhões no Orçamento para a Funasa. A maior parte desses recursos foi destinada ao Ministério das Cidades, que acumularia as atribuições da Fundação após o seu fim.
Em março, Costa chegou a indicar Francisco Neves de Oliveira para acelerar a extinção da Funasa, o que não agradou alas do PP, do PSD e do próprio União Brasil, que mantinham espaços no órgão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Sônia Adonis Fioravanti
2023-06-08 20:44:08SÓ 💰💰importa para os 🐀🐀.