Prêmio Nobel publica esclarecimento sobre Corina e Trump
"Não há restrições nos estatutos da Fundação Nobel sobre o que um laureado pode fazer com a medalha, o diploma ou o prêmio em dinheiro"
O Comitê Norueguês do Prêmio Nobel divulgou nesta sexta, 16, um esclarecimento, após a venezuelana María Corina Machado ter dado de presente a medalha do Nobel ao presidente americano Donald Trump (foto).
"A medalha e o diploma são os símbolos físicos que confirmam que um indivíduo ou organização foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. O próprio prêmio – a honra e o reconhecimento – permanece indissociavelmente ligado à pessoa ou organização designada como laureada pelo Comitê Norueguês do Nobel", diz a nota.
Donald Trump, por óbvio, não passa a ser agraciado pelo Nobel da Paz. Ele apenas irá ficar com a medalha, como um troféu.
"O laureado com o Prêmio Nobel da Paz recebe dois símbolos centrais do prêmio: uma medalha de ouro e um diploma. Além disso, o valor em dinheiro do prêmio é concedido separadamente. Independentemente do que aconteça com a medalha, o diploma ou o valor em dinheiro, o laureado original é quem fica registrado na história como o ganhador do prêmio. Mesmo que a medalha ou o diploma passem posteriormente para a posse de outra pessoa, isso não altera a identidade do laureado com o Prêmio Nobel da Paz", afirma o esclarecimento.
"O laureado não pode compartilhar o prêmio com outras pessoas, nem transferi-lo após o anúncio. O Prêmio Nobel da Paz também não pode ser revogado. A decisão é final e irrevogável."
"O Comitê Norueguês do Nobel não considera sua função comentar o cotidiano dos laureados com o Prêmio da Paz ou os processos políticos nos quais eles estão envolvidos. O prêmio é concedido com base nas contribuições do laureado até o momento da decisão do comitê."
Segundo o Comitê, cada vencedor faz o que quiser com a medalha, o diploma ou o prêmio em dinheiro.
"Não há restrições nos estatutos da Fundação Nobel sobre o que um laureado pode fazer com a medalha, o diploma ou o prêmio em dinheiro. Isso significa que um laureado tem a liberdade de guardar, doar, vender ou conceder esses itens."
"Diversas medalhas Nobel estão expostas em museus ao redor do mundo. Vários laureados também optaram por doar ou vender suas medalhas."
Leia em Crusoé: María Corina merece um segundo Nobel da Paz
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Edson Barbosa
2026-01-16 17:06:05\quem escreveu o comentário "Maria Corina demonstra seu patriotismo enquanto Trump demonstra seu egocentrismo. Os americanos deveriam estar envergonhados." é Marcel Hirsch.
Edson Barbosa
2026-01-16 17:01:49Maria Corina demonstra seu patriotismo enquanto Trump demonstra seu egocentrismo. Os americanos deveriam estar envergonhados.