Por que os prefeitos vaiaram Lula
"Hoje, 54% dos municípios estão no vermelho, gastando mais do que arrecadam", diz Paulo Ziulkoski, presidente da CNM

O presidente Lula (foto) foi vaiado durante a 26ª Marcha dos Prefeitos na terça, 20, em Brasília.
As vaias também aconteceram na Marcha anterior, em 2024.
Crusoé conversou com Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios, CNM, que organizou o ato, para entender os motivos das vaias.
Por que os prefeitos vaiaram Lula?
Hoje, os municípios estão numa angústia de execução orçamentária, fiscal, de atendimento ao cidadão. É muito sério o que está acontecendo.
Com o ajuste fiscal da União, do governo federal, diminuíram muitos recursos em várias áreas, como saúde e educação. Embora tudo tenha sido empenhado e prometido, nenhuma das emendas parlamentares foi paga.
Os prefeitos são ideologicamente contra o presidente?
Os prefeitos são de todos os partidos. Na CNM, tem prefeito do PSOL, do PMDB, do PT, do PSB, do PL. Tudo que é partido tem prefeito. É um plenário muito heterogêneo.
O que que eu senti na hora? Em um primeiro momento, houve uma manifestação de aplauso ao presidente. E no segundo instante, os que são contra o Lula se manifestaram vaiando.
Então houve aplauso e houve vaias. Em um ambiente desses, não tem como se segurar. Porque as coisas estão meio a flor da pele.
Há um descontentamento, mesmo entre partidos de esquerda, com o governo federal?
Os programas do governo federal não são corrigidos há muitos anos. Os municípios pagam a conta, mas a União não ajuda com sua parte. Então não tem como executar o que foi prometido.
Em 2021, os municípios fecharam as contas com 100 bilhões de reais em caixa. Em 2022, 3% estavam no vermelho. Hoje, 54% dos municípios estão no vermelho, gastando mais do que arrecadam.
O principal gasto é com o funcionalismo, principalmente no magistério. Quando o governo decide aumentar o salário dos professores, os municípios ficam com dificuldade para pagar as contas.
O Supremo Tribunal Federal ainda piorou as coisas, ao determinar que todas as crianças têm direito a creche, mas não há recursos para construir tudo isso. Tudo foi passando para a responsabilidade dos municípios, que estão resistindo heroicamente.
A vaia foi para o Lula. O presidente tem recebido os prefeitos?
Não. A nossa entidade, não. Nesses três anos, nós nunca fomos recebidos por ele. Até agora, eu não fui. Mas Lula foi nas Marchas de Prefeitos. No ano passado e este ano.
Assista ao Papo Antagonista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)