Por que os memes do Taxadd são tão engraçados?
A imagem que ilustra esta reportagem apareceu na conta de Honorato do X na quarta, 17. Em seu perfil, ele afirma: "Faço memes políticos tão toscos que até meu terapeuta recomenda explorar novos hobbies". O meme mostra uma pessoa na Faixa de Gaza em ruínas com o rosto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele...
A imagem que ilustra esta reportagem apareceu na conta de Honorato do X na quarta, 17. Em seu perfil, ele afirma: "Faço memes políticos tão toscos que até meu terapeuta recomenda explorar novos hobbies".
O meme mostra uma pessoa na Faixa de Gaza em ruínas com o rosto do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele também usa um keffyeh "rede de peixe", que era muito usado pelo palestino Yasser Arafat.
A paisagem de fundo e o lenço na cabeça não têm qualquer relação com impostos, o assunto que rendeu ao ministro o apelido de "Taxadd".
Há apenas uma brincadeira com as palavras. Em vez de "Faixa", usa-se "Taxa".
É só isso.
Ainda assim, o meme é engraçadíssimo.
Os memes dos últimos dias são divertidos porque, em primeiro lugar, eles ajudam a população brasileira a lidar com a realidade, em meio a tantos impostos.
Leia em O Antagonista: Por que o cadáver do tio Paulo virou piada
No livro Foi-se o Martelo: a História do Comunismo Contada em Piadas (Record), o escritor britânico Ben Lewis analisa as tiradas nos países comunistas.
Uma das explicações de Lewis é que as piadas são uma maneira de desafiar as autoridades, como afirmou Rodolfo Borges em análise publicada em O Antagonista.
"Durante sua pesquisa, Lewis ouviu dos russos que as piadas ajudaram a derrubar o regime soviético. Ele cita Sigmund Freud para dizer que as anedotas não podem oferecer mais do que um momento de gratificação pessoal. Por outro lado, George Orwell, também mencionado no livro, trata cada piada como 'uma pequena revolução'", escreve Borges.
Descontentes com a vida que levavam no período do comunismo, as pessoas usavam a piada para extravasar seus sentimentos e rir da própria situação.
Outro motivo para os memes terem se multiplicado é que algumas pessoas ficaram ofendidas, o que só aumenta o gostinho de fazer o próximo meme.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, escreveu que os memes seriam "material de desinformação". Ela até divulgou um vídeo falando do assunto.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que os autores do meme seriam "os mais ricos".
Teve até jornalista pedindo para censurar os memes.
Leia em Crusoé: Memes de Haddad atacam o coração da política econômica petista
A reação aos memes só incentivou ainda mais as pessoas a fazerem novas obras de arte.
Os memes, então, passaram a ser prazerosos pelo simples prazer de se fazer um meme, desafiando mais uma vez os poderosos que se sentiram incomodados.
E foi aí que Haddad passou a aparecer nas situações mais absurdas e incoerentes, como na Taxa de Gaza.
O apogeu dessa história foi que o vídeo que Gleisi Hoffman gravou para atacar os autores dos memes também ganhou a cara de Haddad na conta MSP-Brasil (Movimento Sem Picanha).
Aproveite:
— MSP-Brasil (@mspbra) July 18, 2024
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Maria
2024-07-20 18:44:11Essa aí é mais uma esticadora de vento!!!! O partidinho que tem gente BURRA E APROVEITADORA!!!!! Afffff!!!!
KEDMA
2024-07-19 15:07:16Só para divertir mesmo. Kkkk. Movimento sem picanha!! 😂
AEC
2024-07-19 16:46:13Gleise, Bessias, Valdo...uns tapados!