Por que o Brasil registrou sua pior colocação em ranking da 'percepção de corrupção'
Medidas provisórias editadas pelo presidente Jair Bolsonaro, interferências do chefe do Palácio do Planalto no Ministério Público Federal e no comando de universidades, além de ataques à imprensa, integram a lista de razões que levaram o Brasil a sua pior colocação no ranking sobre a percepção da corrupção desde 2012. O documento foi elaborado pela...
Medidas provisórias editadas pelo presidente Jair Bolsonaro, interferências do chefe do Palácio do Planalto no Ministério Público Federal e no comando de universidades, além de ataques à imprensa, integram a lista de razões que levaram o Brasil a sua pior colocação no ranking sobre a percepção da corrupção desde 2012. O documento foi elaborado pela Transparência Internacional e divulgado nesta semana.
O Brasil ficou na 106ª colocação, com 35 pontos. O índice é calculado com base nos níveis percebidos de corrupção no setor público por especialistas e empresários – quanto menor a nota maior é a percepção de corrupção no país. Foi o quinto recuo seguido brasileiro.
O relatório referente ao ano passado destaca, por exemplo, que pouco foi feito para afastar aliados e familiares de Bolsonaro de cargos públicos ou do círculo mais próximo ao chefe do Executivo após denúncias de corrupção.
O documento ainda criticou a medida provisória assinada pelo presidente que permite a legalização de terras ocupadas de forma irregular, com desconto, até dezembro de 2018, norma “que promoveu a impunidade em relação à apropriação de terras”. Outro aspecto que jogou contra o governo foi a transferência do Coaf para o Banco Central.
A Transparência Internacional ressaltou que, pela primeira vez, um presidente escolheu o procurador-geral da República de forma direta, sem atentar-se à lista tríplice elaborada pelo Ministério Público. Além disso, lembrou trocas polêmicas na Polícia Federal e na Receita Federal.
Constam do documento, ainda, as diversas interferências de Bolsonaro na indicação de reitores de universidades federais, na contramão da prática de escolha do candidato mais votado, e a demissão do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais após a divulgação do aumento do desmatamento na Amazônia.
Não foram apenas os atos de Bolsonaro que contribuíram para a pior colocação do Brasil desde 2012 no ranking elaborado pela Transparência Internacional. O relatório condenou a liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que paralisou as investigações criminais baseadas em dados do Coaf e de outros órgãos de controle sem autorização judicial prévia. Em relação ao Congresso Nacional, criticou-se a lei de abuso de autoridade, a qual permite “a criminalização das atividades regulares” de agentes da lei.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Jarbas
2020-01-25 02:16:14Esqueceram , da liberdade de condenados pela justiça soltos, exemplo , Lula !!!
Leandro
2020-01-24 22:39:33SERA Q ESSE DESMIOLADO ENTENDE Q ELE E' O MAIOR RESPONSAVEL POR ESSE RETROCESSO? DUVIDO MUITO. JA DESISTI DEL FAZ TEMPO E FECHEI O CIXAO ESSA SEMANA COM O Q DEZ COM MORO. #FAMILIABOLSONARONUNCAMAIS #MORO2020
Elke
2020-01-24 22:34:14Pena, pena, pena... tem muitas coisas que faltam neste relatório, não tem dúvida. Precia tb verificar a data. Tb. p.ex. da quiemada da Amazonia, grileiros etc. a demissão do Diretor do INPE, é mais do que significante, que teve omissão aos acontecimentos, que fazem parte da corrupção. Do jeito que anda, nem a mosca mudou, rsrsrs
Helio
2020-01-24 22:11:30E a revogação da prisão após condenação em segunda instância? Esta foi a maior medida de incentivo à corrupção. Por que não foi citada?
Eduardo
2020-01-24 20:00:21Não foi dada nenhuma atenção da mídia a essa MP. A “MP DA GRILAGEM “ deu um presentão a grileiros de terras públicas e da floresta amazônica. De uma hora para outra, como num passe de mágica, ladrões de terra, criminosos ambientais, passaram a ser ilustres proprietários da terra grilada, por pressão da bancada do agronegócio. Não é lindo?
Lyandra
2020-01-24 19:45:58É isso presidente, avisado foi mas optou por conselhos e atos duvidosos e se aliou ao 'amigodoamigodomeupai' para blindar o filho, agora vai BR descendo a ladeira de novo
Elizabeth
2020-01-24 18:44:46Até Lula conseguiu sair da cadeia!!! Bolsolula continua protegendo os criminosos incluindo a família.
Cretino
2020-01-24 18:32:43Mais uma vez os bozo-fanáticos dão seu show. Se a notícia é ruim, eles desqualificam o mensageiro, para esconder a realidade (deles próprios). A Transparência Internacional é órgão respeitado lá fora. Basta ler os itens negativos informados acima, para perceber que eles são reais. Qualquer brasileiro lúcido e inteligente sabe desses fatos notórios. Os bozo-fanáticos não se enquadram nessas categorias. A legalização de terras ocupadas irregularmente irá aumentar o desmatamento e as queimadas.
Maria
2020-01-24 17:39:59Tudo largamente conhecido de quem se informa.Criticar o relatório da TI é estupidez.
Edivelton
2020-01-24 17:37:57A pontuação do Brasil - corrupção, tem a responsabilidade do STF e do Congresso, alias ambos fazem-porque-fazem de tudo para o Brasil continuar com a pobreza no patamar atual!