Por que Bolsonaro moderou o discurso sobre o coronavírus
O presidente Jair Bolsonaro (foto) resolveu moderar o discurso em relação ao coronavírus após perceber que o tom mais radical não tinha sido bem recebido nem mesmo pela base bolsonarista mais fiel. Segundo auxiliares, além de ouvir conselhos de ministros, militares e aliados para baixar o tom, o próprio presidente notou pessoalmente, nas redes sociais,...
O presidente Jair Bolsonaro (foto) resolveu moderar o discurso em relação ao coronavírus após perceber que o tom mais radical não tinha sido bem recebido nem mesmo pela base bolsonarista mais fiel.
Segundo auxiliares, além de ouvir conselhos de ministros, militares e aliados para baixar o tom, o próprio presidente notou pessoalmente, nas redes sociais, que estava sendo criticado por apoiadores.
O ponto de inflexão foi o pronunciamento à nação nesta terça-feira, 31, em cadeia nacional de rádio e TV, quando passou a classificar a doença, até então uma "gripezinha", como "o maior desafio da geração".
Bolsonaro até ouviu auxiliares, mas escreveu o pronunciamento sozinho, como Crusoé noticiou ontem. De acordo com assessores, o discurso foi escrito por ele de próprio punho, a caneta, em uma folha de papel ofício.
O presidente manteve o teor do pronunciamento em sigilo até o momento da gravação, o que causou apreensão entre auxiliares. "Todo mundo vai gostar", limitava-se a dizer a quem o perguntava.
Até a semana passada, Bolsonaro dizia a aliados que radicalizava o discurso porque queria botar a população para pensar sobre o impacto da Covid-19 na economia brasileira.
Nos últimos dias, contudo, percebeu que a população estava apreensiva com a disseminação da doença e que ele corria o risco de ficar isolado. A expectativa de aliados agora é de que o presidente se mantenha nessa linha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Apparecida
2020-04-02 14:58:17Quando chega nossa hora, partiremos com certeza. Não importa como ou por que motivo. Deus é MAIOR!
KEDMA
2020-04-02 11:15:03Nada como uma semana após a outra.
ARNALDO
2020-04-02 09:38:33Como lhe é próprio, o PR costuma acertar o alvo em suas falas, porém, infeliz na forma. Muito infeliz em se referir como "gripezinha", como realmente é para a grande maioria dos infectados (algo como 85% em comentários do Mandetta), sofrida e mortal para alguns - o que importa muito! Mas o objetivo principal foi fazer a nação pensar e entender que o isolamento total não existe. É necessário mas inalcançável para milhões de brasileiros, e parece que a nação acordou para isso. Missão cumprida.
Elcir
2020-04-02 08:57:19Já deu o recado e ficou nos anais da história, foi importante para as pessoas se orientarem, mas agora e atender aos contras e cala-los no fim da crise.
Apparecida
2020-04-02 08:17:06Quanta inveja e ânsia pelo poder . Não conseguem disfarçar Avante Bolsonaro!
Ricardo
2020-04-02 07:01:55Falaram pra ele, que é também um idoso...Aguardem que vem mais pérolas.
MARIO KUME
2020-04-02 06:49:34Seria uma grande estupidez se o Bolsonaro mantivesse o discurso de uma simples "gripezinha". É um virose como tantas outras mas que não temos a vacina ainda e estão causando mortes em série mundo afora. Claro que pânico é a última conduta que deve ser adotado pelo Presidente mas deve moderar nas suas palavras porque o assunto é sério...
GILMAR
2020-04-02 05:23:23Depois que percebeu que ministros do STF começaram a arquitetar factóides para tirá-lo da presidência, ficou esperto, cansou de ser o único brasileiro s ver o precipício no final da estrada e resolveu seguir junto com a manada para o buraco, tipo Jim Jones.
Ceifador
2020-04-01 23:57:59Escreveu sozinho, nada! Com a linguagem tosca que utiliza nas entrevistas, é impossível que o tenha feito.
Uira
2020-04-01 22:42:14Imagina, CRIMINOSOS IDOSOS sendo LIBERADOS pq estão no GRUPO DE RISCO enquanto CIDADÃOS IDOSOS ÍNTEGROS são AMEAÇADOS de irem PRESOS pq SAÍRAM DE CASA. Isto não é NON-SENSE? Isto não é o SUFICIENTE para que a DISTOPIA seja ARRANHADA? IMAGENS VALEM MAIS DO QUE PALAVRAS. Bolsonaro não precisa ficar se DESGASTANDO em troca de NADA.