Por que Andrew Yang está muito perto de se tornar prefeito de Nova York
A cidade de Nova York terá eleição para prefeito em novembro. Mas por se tratar de uma população majoritariamente liberal, o candidato que consegue vencer as prévias no Partido Democrata se torna o grande favorito para a disputa. As primárias estão marcadas para o próximo mês. O candidato à frente nas pesquisas gerais é o...
A cidade de Nova York terá eleição para prefeito em novembro. Mas por se tratar de uma população majoritariamente liberal, o candidato que consegue vencer as prévias no Partido Democrata se torna o grande favorito para a disputa. As primárias estão marcadas para o próximo mês.
O candidato à frente nas pesquisas gerais é o democrata Andrew Yang (foto), um empreendedor de 46 anos filho de imigrantes de Taiwan, país que tem sido constantemente ameaçado pela China. Yang aparece com mais de 20% das intenções de voto, alguns pontos percentuais à frente de Eric Adams, um policial negro aposentado, também democrata.
Apesar de não ter experiência como governante, Yang tem conquistado eleitores por ser um rosto conhecido e pelas suas propostas sociais, que incluem um programa de renda mínima e a criação de um banco popular.
"Seu apelo vem principalmente do reconhecimento do seu nome, pois ele foi um dos candidatos nas primárias do Partido Democrata no ano passado", diz o cientista político Robert Shapiro, professor da Universidade Columbia, em Nova York.
Yang concorreu nas primárias do Partido Democrata para a eleição presidencial. Entre suas propostas, a que mais chamou a atenção foi a ideia de dar mil dólares por mês para cada adulto americano. Ele também prometia uma "economia mais humana", diante da perda de empregos causada pela automatização. Na primeira disputa das prévias, em Iowa, Yang não obteve nenhum delegado. Em fevereiro, ele desistiu precocemente da candidatura. Apesar do fracasso, a exposição lhe deu projeção nacional e a chance de se candidatar a prefeito de Nova York -- e, muito provavelmente, vencer as eleições.
"As ideias de Yang, que não é um político tradicional, de ajudar os pobres com renda e oportunidades despertaram muita simpatia. Além disso, ele tem uma boa penetração na comunidade asiática", diz Shapiro.
Nova York é a cidade americana com a maior comunidade asiática. São cerca de 1 milhão de pessoas, o equivalente a 11% da população. Os chineses são o maior grupo, representando quase a metade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Samuel
2021-05-24 10:28:15Yang é o Suplicy de NY?
Davidson
2021-05-23 18:09:50Por isso que a Flórida tem os aposentados que trabalharam pelo país e o estado de NY abriga a corja de comunas junto com a Califórnia. Náo adianta, parasita se junta em colônias e vai aer sempre assim até a China colonizar os vagabundos.