Reprodução/redes sociais

Por que a Venezuela quer uma vaga no Conselho de Direitos Humanos da ONU

06.10.19 10:38

O Conselho de Direitos Humanos da ONU, com 47 países, realizará uma eleição no próximo dia 16 de outubro para substituir catorze de seus membros. Duas vagas são reservadas a países da América Latina e do Caribe. Elas serão disputadas por Brasil, Venezuela e pela Costa Rica, que anunciou sua candidatura na quinta-feira, 3.

Há vários motivos para que a Venezuela busque um assento no Conselho. O primeiro é de ordem interna. O ditador Nicolás Maduro poderia usar isso para influenciar a opinião pública venezuelana com a mensagem de que seu governo tem apoio no exterior e que não há a quem recorrer. “A ditadura certamente usaria isso como propaganda para gerar desânimo entre a população que está descontente com a situação”, diz o venezuelano Feliciano Reyna, presidente da ONG Ação Solidária, em Caracas.

Além disso, uma cadeira no Conselho de Direitos Humanos poderia ajudar a ditadura de Maduro a pautar a discussão global sobre essas questões. “Ao ter representatividade nesse Conselho, as ditaduras conseguem dominar o tom do discurso global, impedindo que sejam solicitados relatórios ou aprovadas resoluções contra elas”, diz Ezequiel Podjarny, da ONG UN Watch.

Alguns assuntos, assim, acabam ficando no esquecimento. “As violações da China contra os uigures, os ataques da Rússia contra os homossexuais, a perseguição a opositores na Turquia e as políticas opressivas da Arábia Saudita contra as mulheres são alguns exemplos dos temas que ficaram fora do foco da comunidade internacional”, diz Podjarny.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não é exatamente isto que estão tentando no Conselho de Direitos Humanos da ONU, ganhar mais um tempo para continuarem a parasitar a Venezuela?

  2. A lógica de uma sistema é a sua razão de existir, o Estado venezuelano é hospedeiro de um sistema CORRUPTO. O que prevalece lá é ninguém larga a mão de ninguém, se um cair, caem todos. Um corpo infestado por PARASITAS não será capaz de recobrar sua condição anterior sem que para isto os PARASITAS sejam eliminados. Enquanto eles puderem, farão de tudo para preservar o estado de coisas que lhes permite parasitar o Estado e a sociedade.

  3. Quanto à Maduro usar a cadeira para tentar alguma coisa, isto teria um efeito de curto prazo, já que certamente ele irá continuar com as mesmas conversas dizendo que é tudo uma conspiração e que é tudo culpa do capitalismo. A única forma de ele realmente mudar a avaliação da opinião pública venezuelana seria acabar com a crise que ele herdou e ajudou a aprofundar. Qual a chance disto? No limite, na melhor das hipóteses, ele se seguraria até que um dia fosse deposto por insurgentes.

  4. É mais do que óbvio que serão ditaduras e autocracias que farão lobby para não se incluir indicadores sociais referentes à dignidade humana dentro dos parâmetros de violação dos direitos humanos, pois não raramente há uma relação de causa e efeito. As ditaduras mais sangrentas, normalmente tb violam os direitos humanos de minorias, quando não da população em geral.

  5. Há quem diga que lá foi genocídio pq houve uma guerra, mas isto seria na verdade um atenuante, já que se espera que excessos ocorram em uma situação de maior gravidade e anormalidade. Dentro da tradição burguesa Ocidental, violação dos direitos humanos só ocorre quando é o Estado e há uma minoria envolvida. Se for violação de indivíduo contra indivíduo, então não conta. Se for indiscriminado, atingindo a população de forma generalizada, então tb não conta.

  6. Mas a China não pode reprimir os Uighurs. Se uma coisa não é aceitável, a outra tb não deveria ser. Se bandidos podem assassinar indiscriminadamente cidadãos de um país, então não há problema em qq Estado decidir violar os direitos humanos de seus cidadãos, minorias ou não. Só este ano já morreram mais pessoas assassinadas no Brasil do que em dois anos de guerra do Kosovo, lá foi genocídio, aqui é fatalidade, que nem as "balas perdidas".

  7. Uma visão mais ampla dos direitos humanos incluiria tb indicadores sociais referentes a pelo menos as necessidades fisiológicas expressas na pirâmide de Maslow. Se elas não estão sendo atendidas, então isto já deveria se enquadrar como violação dos direitos humanos de toda a população, o que é mais grave do que violar os direitos humanos de uma minoria. É com esta visão enviesada de direitos humanos que bandidos têm direito de assassinar cidadãos no Brasil indiscriminadamente.

  8. Por outro lado, a perseguição dele de opositores e dissidentes está em linha com o que governos como China, Turquia, Rússia e Arábia Saudita fazem. Apesar de perseguir homossexuais, a Rússia nega tratamento para portadores do vírus HIV que são parte do público LGBT? Na Venezuela, como a culpa é do capitalismo, o Estado pode matar os indivíduos pela total falta de assistência, mas isto não se caracteriza como violação dos direitos humanos.

  9. Por óbvio que um Estado que trata seus cidadãos de forma diferente ou desigual automaticamente já se enquadra em alguma violação dos direitos humanos. Mas nivelar todos por baixo só presta serviço aos piores. O que Maduro faz e quer fazer no Conselho de Direitos Humanos da ONU é estabelecer uma falsa equivalência. Como o capitalismo é responsável por toda a miséria e tragédia na Venezuela, ele instantaneamente não pode ser responsabilizado pelas condições subhumanas.

  10. Sendo assim, não seria lógico que ele liderasse o ranking de mortes de homossexuais e, dependendo, de negros, considerando a composição da população por cor? Qual país desrespeita mais os direitos humanos de seus cidadãos? Brasil ou China? Venezuela ou Turquia? Onde é que morre mais gente? Onde é que as condições mínimas de dignidade não são oferecidas? Estas não deveriam ter maior prioridade sobre outros aspectos? Onde a violação dos direitos humanos está na pirâmide de Maslow?

  11. Se a pirâmide de Maslow fosse transmutada em uma pirâmide dos direitos humanos, estariam os direitos de minorias acima das necessidades fisiológicas da sociedade? Alimentação, segurança, saúde, educação, trabalho e emprego não estariam acima dos direitos de minorias? Afinal, basta ver o discurso que existe dentro do Brasil de que o país é racista e homofóbico pq é o país que mais mata negros e homossexuais. Só que, por acaso, o Brasil é o líder mundial em número de homicídios.

  12. Se for toda a sociedade, então é só mais uma fatalidade, parte da roleta russa social. É assim que surge a lógica que permitiu a Maduro condenar o Peru e seus cidadãos por xenofobia, após exilados venezuelanos serem exortados a deixar o país, além de serem alvos de agressões e represálias. Os venezuelanos fugiram do país pq não tinham acesso aos itens mais básicos necessários à dignidade humana, mas quem viola os direitos humanos deles são o Peru e seus cidadãos.

  13. Qual é a taxa de homicídios na China, Turquia e Rússia? E no Brasil e na Venezuela? Ou seja, a visão de violação dos direitos humanos na verdade é feita sob dois ângulos: minorias e violência do Estado. Se o Estado comete algum abuso contra um cidadão, então é violação dos direitos humanos, mas se for o abuso de um indivíduo contra o outro, então é uma espécie de fatalidade, parte da roleta russa social. Outro fator é quais são os grupos atingidos pelos abusos do Estado.

  14. Deste ângulo, a tradição dos direitos humanos têm raízes que vêm de séculos e não apenas do presente. De modo geral, a pauta dos direitos humanos parece estar muito mais associada ao Ocidente do que ao resto do mundo. Desta perspectiva, os direitos humanos são uma exceção e não a regra. Ademais, há que se analisar a questão em suas várias nuances, como, por exemplo, fatores sócio-econômicos e indicadores sociais.

  15. Se nações são soberanas, então dentro do território delas valem as leis lá instituídas. Sendo assim, é óbvio que ditaduras e autocracias não têm qq interesse em prover um ambiente que assegure direitos humanos plenos, isto vai contra a própria natureza delas. Além disto, outra coisa que deveria se observar é que direitos humanos são mais predominantes nas nações herdeiras de uma tradição burguesa que enfatiza a prevalência dos direitos do indivíduo sobre a tirania do Estado.

  16. Se a situação continuar desesperadora na Venezuela esquerdopata, espero que os que estão lá no paraíso não recorram ao canibalismo, se o fizerem, o Maduro dará um bom caldo.

  17. Vaga no Conselho de Direitos Humanos da Onu???? só pode ser piada, mas tratando-se dos esquerdopatas da Onu, tudo é possível, pq não aprovam uma moção de direitos humanos para o Hitler e o Stálin????

  18. Para quem acha que “Conselho” é bom é só perguntar para qualquer torcedor do Cruzeiro EC sobre o (desa)Conselho do moribundo clube... ê laiá

  19. Ninguém presta nesse MUNDO, podre que está, onde os governantes (todos eles) querem o poder, as chaves dos cofres públicos, mordomias, visibilidade, egos inflados e muita grana pra toda a família. Vamos incluir aqui o Brasil dos "parlamentares", "ministros" (de todas as casinhas, claro!), governadores, prefeitos, escritórios de advocacia que lavam e esquentam grana roubada, banqueiros, empresários, etc, etc, etc. Nenhuma ESPERANÇA à vista!

    1. Com toda certeza, é pouca gente do bem contra toda essa gente do mal. O mundo caminha a passos largos para o Apocalipse.

  20. Seria um desatino institucional a nível mundial.Mas,como Hitler(paz entre as nações) e Maduro(questão da fome) foram indicados para o Prêmio Nobel da Paz,não me surpreendo.Tudo é possível.

  21. Então esta é razão que o governo do Messias quer um assento no conselho. Para fazer parceria com o Maduro para esconder as violações dos direitos humanos no país.

    1. Antonio, a questão dele não é se cansar, é a falta de outra opção.

  22. Um conselho, infelizmente, inútil, parcial e incoerente. Só prejudica a verdadeira luta por direitos fundamentais previstos na declaração dos direitos do homem editada nos idos da década de 1940, e nunca, realmente, implementada ou discutida racionalmente.

  23. ONU está para a Venezuela Assim como o nosso STF está para a maioria do nosso SENADO Federal, da mesma forma que a nossa imprensa marrom está para o comunismo.

  24. Nada é impossível, esse Conselho tem um forte viés ideológico, foi ele que acatou e pautou diversas petições dos advogados de LULA. Os Estados Unidos pediram descredenciamento desse conselho, alegando exatamente essa ideologia. É possível que a Venezuela seja á escolhida.

    1. E o que parece uma leve brisa se transformará em um Tsunami.

    2. Infelizmente, você está enganado. Maduro ganhou sobrevida, uma vez que John Bolton blefou e Trump não pagou para ver; e Eduardo Bolsonaro cascateou; agora, os russos estão firmes por lá, montando, inclusive, uma base aéreo-naval; além do apoio da forte milícia cubana. O jogo endureceu. Guaidó derreteu. Infelizmente.

  25. A ONU é uma grande mentirinha.Aqui,devemos ignorar completamente o que se diz lá.Oras,vão eleger uma país como a Venezuela?Fala sério

  26. Aceitar a Venezuela no Conselho de Direitos Humanos é o mesmo que aceitar um estuprador em um Conselho de Proteção às Mulheres. Surreal!

  27. São membros desse desmoralizado Conselho ditaduras como a da Arábia Saudita, Congo, Costa do Marfim, China e outras, que não respeitam direitos humanos. Imagine um Conselho de Defesa das Mulheres ter em seus quadros estupradores de mulheres como membros? A mesma coisa!

  28. Por que perseguem um governo tão humano como o venezuelano ? Ele é um dos maiores exportadores mundiais de refugiados e ainda tem quem o proteja ...

    1. As piores almas das trevas criaram existência. No Brasil especialmente. Na política mais ainda.É o fim dos tempos. Preparemo-nos...

Mais notícias
Assine agora
TOPO