Por falta de vontade política, R$ 3,2 bi do Fundo Amazônia seguem bloqueados
Os recursos do Fundo Amazônia, doados pelos governos da Noruega e da Alemanha, devem seguir parados. Em uma conta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, o Fundo acumulou 3,2 bilhões de reais, mas o valor não pode ser utilizado. A razão é que, em junho de 2019, o governo de Jair Bolsonaro...
Os recursos do Fundo Amazônia, doados pelos governos da Noruega e da Alemanha, devem seguir parados. Em uma conta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, o Fundo acumulou 3,2 bilhões de reais, mas o valor não pode ser utilizado.
A razão é que, em junho de 2019, o governo de Jair Bolsonaro extinguiu o Comitê Orientador do Fundo Amazônia, o Cofa, que desde 2008 estabelecia as prioridades e aprovava os projetos para o setor. Entre eles estavam ações para prevenir e apagar os incêndios na Amazônia (foto). O Cofa tinha, entre os seus participantes, membros dos governos federal, estaduais e da sociedade civil. Com sua extinção, feita de maneira unilateral, ocorreu uma quebra de contrato. Agora, a única maneira de liberar os recursos é resgatar o Cofa, mas representantes do governo federal nem cogitam o assunto.
Para tentar resolver o impasse e liberar o dinheiro, o senador Jorge Kajuru, do Podemos, apresentou um projeto de lei que prevê a criação de uma nova entidade. A proposta começou a ser analisada pela Câmara dos Deputados no final de novembro.
Mesmo que seja aprovado, no entanto, o projeto de Kajuru não será capaz de desbloquear o dinheiro proveniente das doações já feitas por Alemanha e Noruega.
"O senador tem mérito por querer ajudar, mas o projeto de lei, na forma como está redigido, não resolve a questão. Isso porque os recursos não irão para essa nova entidade. Na realidade, ficaríamos com dois Fundos Amazônia. O que tem dinheiro continuaria parado, e seria iniciada uma nova sistemática", explica Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e especialista em políticas públicas do Observatório do Clima. "O correto mesmo seria reativar o Cofa", acrescenta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
William
2021-12-13 18:52:49Com COFA ou sem COFA o dinheiro nunca chegou. Para com Fake News seu jornal já está no fim, péssima ideia de apoiar um juíz que não conseguiu nem sustentar a prisão do maior corruPTo do Brasil.
Maria
2021-12-13 10:39:13Se o governo federal extinguiu o comitê orientador desse fundo doado pela Noruega e Alemanha . Ele sabe o que faz. Jorge kajuru é um frustrado. Alemanha e Noruega querem proteger seus interesses na Amazônia. E o governo federal deixou bem claro. A Amazônia é assunto do Brasil. Desde quando a Europa vai doar sem interesse...
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-13 08:56:57e não vai ser utilizado pois isto é contra os interesses nacionais dando a outros países o direito de intervir na Amazônia . os canalhas na sua guerra suja querem entregar a Amazônia a estrangeiros que destruíram seus eco sistemas . escória traidora cinica criminosa.
AVANIR
2021-12-13 00:29:16Por que a extinção do COFA não está entre as mais lidas do Diário ? Gente são R$ 3,2 bilhões doados por Alemanha e Noruega que estão parados porque Bolsonaro resolveu extinguir aquele Fundo. Daqui há pouco os países doadores irão pedir devolução das suas contribuições. Até parece que o Brasil não precisa dele para desenvolver políticas públicas na Amazônia contra desmatamento e incêndios criminosos, por exemplo.
Júlio
2021-12-12 22:29:43O que esses países deveriam fazer é reflorestar seus paises já que destruíram quase tudo. Mas não, se juntaram com os bandidos da esquerda e infiltraram essas ONGs na Amazônia comprando muita terra em nome das ONGs. Também são mantidos lá para atrapalhar o trabalho e soberania do nosso país. Deviam ser expulsos de lá. O pior é que fazem isso com a justificativa de protegerem a Amazônia mas na verdade estão invadindo tudo. E tem muitos brasileiros que por não conhecerem a verdade ainda defendem.
Jaime
2021-12-12 21:51:26Parça, nos termos em que essa grana era distribuída, até eu acabaria com o esquema. Na discussão sobre a distribuição dos recursos, o governo federal percebeu que toda grana iam parar em contas de ONGs alemães, francesas e norueguesas; ou seja, a "ajuda" estava servindo, apenas, para manter essas ONGs na Amazônia. Quando o Governo Federal propôs mudar o direcionamrnto do dinheiro, começaram os protestos. Essas potências estrangeiras (fora a Noruega, q é bem intencionada) querem nos exaurir.
MARCOS
2021-12-12 19:58:24EM JANEIRO DE 2023 O FUNDO VOLTA E BOLSONARO SAI.
Odete6
2021-12-12 19:11:09Essa ameba que desgoverna e empesteia o BRASIL é de uma nocividade ilimitada, tal qual as que a antecederam. Parecem uma maldição eterna mas, isso mudará radicalmente depois dos insuportáveis meses de hoje até o ano que vem. A culpa da tragédia desses desgovernos amaldiçoados DURAREM TANTO é de quem??? Do congresso nacional.