Polícia Federal vai investigar institutos de pesquisa
O ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou em suas redes sociais nesta terça (4) que mandou a Polícia Federal (foto) abrir inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais no primeiro turno deste ano. Segundo Torres, a investigação atende a uma a representação recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública que apontou “condutas...
O ministro da Justiça, Anderson Torres, anunciou em suas redes sociais nesta terça (4) que mandou a Polícia Federal (foto) abrir inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais no primeiro turno deste ano.
Segundo Torres, a investigação atende a uma a representação recebida no Ministério da Justiça e Segurança Pública que apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos".
Institutos de pesquisa como o Datafolha e o Ipec, ex-Ibope, vêm sendo fortemente criticados desde domingo (2) por terem divulgado, na véspera das eleições, pesquisas muito distantes dos resultados finais —no caso da Presidência, os dois previram vitória de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) por uma diferença de 14 pontos, que acabou sendo de 5 ao final da apuração.
Em entrevista ao Papo Antagonista, o líder do governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros, propôs punir com "multa e cadeia" os institutos que errarem em suas pesquisas. O presidente da Casa, Arthur Lira, já prometeu pautar o assunto.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ANTONIO
2022-10-06 00:39:36Isto é piada né kkkk
Norival
2022-10-05 15:32:10Que tal começar as investigações pela pesquisa que indicava o candidato a reeleição como vencedor ? Os institutos honestos devem estar muuuito preocupados , morrendo de medo dessa ameaça !
NELSON VIDAL GOMES
2022-10-05 10:48:52Tudo na vida tem seus limites por que erros em pesquisa eleitoral não há de os ter, tanto mais considerando a magnitude desses para a vida nacional. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Homero
2022-10-05 10:41:18Cada um teria a pesquisa ao seu gosto, e no conjunto seriam irrelevantes como devem ser. Institudos independentes poderiam lançar rankings de acertos históricos, que cobrissem largos períodos de tempo, formando um histórico de desempenho dos institutos de pesquisa. Mesmo assim, nada seria garantido, pois institutos idôneos a qualquer momento podem deixar de sê-los...
Homero
2022-10-05 10:36:51O "pulo do gato" são as técnicas de amostragens, onde acontece a "engenharia" de manipulação dos resultados. Esta tipo de coisa não deveria contar com o aval do TSE (registro de pesquisa), pois é quase impossível fiscalizar ou unificar a metodologia. Deveria ser totalmente informal, de modo que tudo poderia ser considerado fake, e exagêros de todo lado criariam um saudável caos de desinformação que anularia qualquer feito positivo ou negativo no eleitorado. Cada um teria a pesquisa
Joe
2022-10-05 08:37:55A banca de pontos oferece, os maliciosos compram, os corruptos legalizam, os idiotas comentam e os burros acreditam.
NESTOR
2022-10-05 00:48:49Muito grave. Porque bancos financiam pesquisas eleitorais publicamente.?Seria para lucrar com as oscilações do mercado? Seguramente, sim. Se fosse para saber a tendência, fariam pesquisas sigilosas. Devem ser investigados tanto pela polícia, quanto pela Bolsa de Valores.
Ivan
2022-10-04 23:41:43Que absurdo! Coerção totalitária. Os institutos erraram como sempre porque grande parte do eleitorado brasileiro decide o voto no dia da eleição. Isto é histórico. E os erros são comuns. Trouxas são os que acreditam piamente nas pesquisas. Isto acontece aqui e em todo o mundo.
Nyco
2022-10-04 19:33:00Investigar principalmente os mandantes, aqueles que encomendam os resultados sob medida para influenciar os eleitores menos esclarecidos.
Ricardo
2022-10-04 18:50:02Espero que pelo menos intimidem estes canalhas durante o 2 turno. Já seria um grande feito. O certo mesmo é botar na cadeia.