PIB cai 0,1% no segundo trimestre e agrava cenário de crise para o governo
O Produto Interno Bruto registrou uma queda de 0,1% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o primeiro trimestre. O resultado negativo ocorre após três trimestres consecutivos de crescimento da economia. O encolhimento do PIB é registrado em um cenário de crise para o governo e em meio ao risco de escassez energética, o...
O Produto Interno Bruto registrou uma queda de 0,1% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o primeiro trimestre. O resultado negativo ocorre após três trimestres consecutivos de crescimento da economia. O encolhimento do PIB é registrado em um cenário de crise para o governo e em meio ao risco de escassez energética, o que poderá impactar ainda mais o resultado do PIB nos próximos trimestres.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, nesta quarta-feira, 1º. Segundo informações do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, a soma dos bens e serviços finais produzidos no país chegou a 2,1 trilhões de reais.
A má notícia para o governo chega um dia após o Ministério de Minas e Energia anunciar que “a condição hidroenergética se agravou”. A Agência Nacional de Energia Elétrica adotou uma medida que vai elevar o custo da conta de luz. A Aneel criou uma bandeira tarifária em reação ao aumento dos custos causado pelo agravamento da crise hídrica. A elevação da conta de luz atinge as indústrias e deve se refletir no PIB dos próximos trimestres.
De acordo com o IBGE, o PIB continua no patamar registrado no fim de 2019, pouco antes da pandemia. Mas o Produto Interno Bruto ainda está 3,2% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, registrado pelo IBGE no primeiro trimestre de 2014.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Alberto Mendes
2021-09-01 12:56:17O será que o Gado Bolsonarista vai comemorar em 7 de setembro? Será que vão festejar o PIB negativo; gasolina a R$ 7,00, inflação nas alturas,15.000.000 de Brasileiros desempregados; nossas florestas sendo destruídas, o Governo nas mãos do Centrão, motociatas do Mito, o atraso na compra das vacinas que foi responsável pela morte de milhares de Brasileiros, etc. Bolsonaro é o pior Presidente que o Brasil já teve !!!
MARCOS
2021-09-01 12:29:27A elevação do preço da conta de luz não vai atingir as empresas, vai atingir o povo pois qualquer empresa REPASSA esses custos ao preço final do produto fabricado.
Jose
2021-09-01 10:38:47Nenhuma surpresa. Falo isso desde fevereiro de 2019 quando vi que o genocida iria acabar com país. Antes mesmo disso os donos do dinheiro espalhavam mentiras para enganar a população. Aqui está uma delas: https://www.google.com/amp/s/www.infomoney.com.br/mercados/bolsonaro-eleito-pode-derrubar-dolar-para-r-350-este-ano-avalia-credit-suisse/amp/. Os bancos são cúmplices do genocídio!
Marco Antônio Rodrigues
2021-09-01 10:38:26Alguém da área contábil ou administrativa explica para um químico como um país que tem metade da população trabalhando para os governos municipais, estaduais, federal, militares, empresas estatais, agências reguladoras, BB e Caixa, fora aposentados e pensionistas, com todo esse dinheiro enterrado nessa gente a economia fica nula??