PGR vai investigar se Monark e Kim Kataguiri praticaram apologia ao nazismo
O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu nesta terça-feira, 8, um procedimento preliminar para apurar se o deputado federal Kim Kataguiri (foto), do DEM de São Paulo, e o youtuber Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, praticaram o crime de apologia ao nazismo. A determinação é uma resposta a representações apresentadas à PGR com base em um...
O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu nesta terça-feira, 8, um procedimento preliminar para apurar se o deputado federal Kim Kataguiri (foto), do DEM de São Paulo, e o youtuber Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, praticaram o crime de apologia ao nazismo.
A determinação é uma resposta a representações apresentadas à PGR com base em um episódio do Flow Podcast, apresentado por Monark, que contou com a participação de Kim e da deputada federal Tabata Amaral, do PSB, na noite de terça-feira, 7.
Na conversa, Kim declarou que a Alemanha errou ao criminalizar o nazismo após o Holocausto, em 1945. “O que eu defendo é que, por mais absurdo, idiota, antidemocrático, bizarro, tosco que (seja) o (que o) sujeito defenda, isso não deve ser crime. Por quê? Porque a melhor maneira de você reprimir uma ideia antidemocrática, tosca, bizarra, discriminatória é você dando luz àquela ideia, para que aquela ideia seja rechaçada socialmente e, então, [seja] socialmente rejeitada.”
Monark, por sua vez, defendeu a existência de um partido nazista no Brasil. “Eu acho que a esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical. Eu acho que as duas tinham que ter espaço. Eu acho que o nazista tinha que ter um partido político reconhecido pela lei.”
Em nota, a Procuradoria-Geral da República informou que as declarações serão analisadas pela assessoria criminal de Aras. "Embora não possa se posicionar sobre o caso específico – que será devidamente apurado –, o PGR reitera posição contra o discurso de ódio já externada em mais de uma oportunidade", pontuou.
O órgão lembrou que na abertura do Ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal, Aras defendeu a união das instituições para “repudiar veementemente” o discurso de ódio, lembrando que a Constituição reconhece e preconiza o respeito às diferenças, ao pluralismo e ao multiculturalismo.
“Todo discurso de ódio deve ser rejeitado com a deflagração permanente de campanhas de respeito a diversidade como fazemos no Ministério Público brasileiro para que a tolerância gere paz e afaste a violência do cotidiano”, frisou na oportunidade.
Mais cedo, a Confederação Israelita do Brasil, Conib, e a Federação Israelita de São Paulo divulgaram notas de repúdio às declarações de Monark. A primeira entidade declarou que "condena de forma veemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil" e o que o apresentador afirma ser um "direito de ser antijudeu”.
A Federação, por sua vez, disse que Monark se manifestou de forma absolutamente inaceitável enquanto entrevistava os deputados federais Kim Kataguiri e Tabata Amaral.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Maria
2022-02-09 17:47:11Um incompetente vendendo a alma para se reeleger , um ladrão , corrupto e dissimulado voltando a cena do crime e o bonito vai investigar conversa mole de um deputado e um bobão. É demais.
Orestillo Meliani Simone
2022-02-09 17:07:43Orra meu nenhum dos dois fez apologia ao nazismo,
Luiz
2022-02-09 13:33:45A liberdade de expressão termina quando ela é usada para restringir a liberdade da sociedade. DAP-Partido dos Trabalhadores Alemães; Foi substituido pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães-NATIONALSOZIALIST-Abreviado para NAZI. Assassinou 11 milhões de Pessoas. Regime Comunista/Socialista da URSS e China, assassinaram mais de 100 milhões. Essas ideologias/partidos têm que ser expurgados da sociedade. Todos são DITADURAS assassinas.
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2022-02-09 11:55:10o problema do Brasil não é a liberdade MAS AS PÉSSIMAS AUTORiDADES ... é ou não é?
luizantonio-rj
2022-02-09 10:13:20Quem viu o programa e se não estiver de má fé sabe que não houve nenhuma defesa do nazismo. Mas o pessoal da lacração e do politicamente correto é hábil em distorcer os fatos. Podem ter se expressado mal, mas ninguém defendeu aquelas idéias. Mas ninguem lembra que Lula é pró Irã que defende o extermínio de Israel? Ninguém lembra do PT, PCdoB, PCB, PCO etc, que querem a ditadura do proletariado? Gente chata da porr*!
Jose
2022-02-09 08:17:19Paulo, a Nyca Penyca está transtornada. Acho que ela está sonhando com aquela tua foto no quarto dela. Creio ser paixão. Nyca Penyca, enfim, assume ser a noivinha do Paulo!
Max
2022-02-09 07:59:25A questão de fundo é recorrente: liberdade de expressão irrestrita confundida com liberdade de expressão protegida pela Constituição Federal. Muitas autoridades da República abusaram desse entendimento, mas nem todos foram “lembrados” pela PGR. Um dos esquecidos incitou eufórico uma “multidão de aflitos” contra juízes do STF em nome da “liberdade” montado num palanque na Av. Paulista. Chamado à responsabilidade, arredou com o “socorro Temer”. Ninguém deve ser esquecido, nem o nazismo.
Antonio
2022-02-09 07:40:51É inexplicável que na segunda década do século 21 que o fato de assasinar COMPULSORIAMENTE 6 milhões de judeus, fora ciganos e outras minorias, possa ser a ser discutido na esfera de "liberdade de expressão".
Heitor
2022-02-09 04:09:10Nem direita radical nem esquerda radical deveriam ter espaço na mente das pessoas, mas veja que um vereador invade selvagemente um espaço público cheio de pessoas pacíficas, as ameaça, tira-lhes a liberdade e o sossego, com requintes de cureldade, mas ninguém do MPF diz um "Ah"
Francisco Paez Dupim
2022-02-09 00:01:34Monark afirmou que há um desequilíbrio entre a representatividade da extrema esquerda e extrema direita e para igualar seria "justo" a existência de um partido de extrema direita como existe na extrema esquerda. Foi o que entendi. Então pergunto: o que é pior, a existência de partido de extrema esquerda ou aalguem ter opinião sobre a possibilidade de existir partido de extrema direita? Estão fazendo tempestade em copo d'água.