PGR quer usar dinheiro recuperado pela Lava Jato contra o coronavírus
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), protocolou no Supremo Tribunal Federal um pedido para que 1,6 bilhão de reais recuperados pela Lava Jato sejam utilizados nas ações destinadas à contenção da pandemia de coronavírus. O valor havia sido enviado ao ministério da Educação. Aras pede a realocação do montante. A necessidade da mudança no...
O procurador-geral da República, Augusto Aras (foto), protocolou no Supremo Tribunal Federal um pedido para que 1,6 bilhão de reais recuperados pela Lava Jato sejam utilizados nas ações destinadas à contenção da pandemia de coronavírus. O valor havia sido enviado ao ministério da Educação. Aras pede a realocação do montante.
A necessidade da mudança no destino do dinheiro recuperado pela Lava Jato se justifica, segundo Aras, porque o atual cenário da crise em decorrência do coronavírus “exige que ações emergenciais e extraordinárias sejam adotadas com a finalidade de não apenas conter a propagação e o contágio do vírus, mas também de cuidar dos doentes e públicos prioritários”.
O valor foi pago pela Petrobras ao governo americano no âmbito de um acordo firmado para ressarcir investidores prejudicados pelos casos de corrupção e parte dele retornou ao Brasil. O repasse dos valores à Educação foi homologado pelo ministro Alexandre de Moraes em setembro do ano passado, mas, segundo Aras, ainda não foi executado. Moraes deverá analisar a solicitação de Aras.
“Considerando que os pagamentos da parte dos valores que, segundo o acordo supra mencionado, seria destinado às ações de incentivo à educação ainda não foram executados, e tendo em conta que se trata de recursos extra-orçamentários, os quais, por natureza, permitem realocação, a PGR requer que tal montante seja (...) aplicado exclusivamente no custeio de ações voltadas ao combate ao vírus Covid-19”, diz trecho do pedido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
José
2020-03-20 10:35:49Esse dinheiro rende, curará todos os males Muito bem gerenciado como sempre nesse país
SONIA
2020-03-20 01:47:07O covardia se manifesta! Falou em dinheiro......
Roberto
2020-03-19 23:14:57Que tal zerar o odiado fundo eleitoral e transferir tudo para combater a pandemia?
Silvana
2020-03-19 23:12:05O Sr. Augusto Aras se lembrou da Lava Jato que tanto despreza? Então o trabalho dos membros da Operação Lava Jato enterrada na sepultura por todos os políticos e juízes de Brasília servirá para algo? Vergonha! Vergonha! Vergonha!
Maria
2020-03-19 22:38:48Sr. Augusto Aras, por que não solicita ao Maia e ao Alcolumbre liberação desse 1,6 bilhões do fundo partidário. Esse fundo sim, é uma vergonha. Deixe os recursos da Lava Jato na Educação mesmo.
Sonia
2020-03-19 22:32:08Dinheiro da lava jato pode ser usado para a saúde e educação .MAS PQUE ARAS NÃO ACATA A DELAÇÃO DE CABRAL ? PODERIA PUNIR MUITOS CORRUPTOS
Getulio
2020-03-19 22:07:04Acelerar o resgate de dinheiros públicos, iniciado com tanto sucesso pela Operação Lava Jato, deveria ser o foco do governo num momento de crise aguda, como o atual. É preciso, antes de tudo, reconhecer que a roubalheira esteve a cargo do Quadrilhão Multipartidário e de seus sócios, empresários (de araque) dependentes do Estado obeso e jabutis arborícolas. Igualmente relevante é admitir que a gatunagem em escala industrial se baseou na expectativa da impunidade, típica de repúblicas bananeiras.
Antônio
2020-03-19 22:04:27Por que será que ele não propõe usar os recursos do fundo eleitoral, ou o montante destinado ao pagamento das inúmeras vantagens e penduricalhos pagos a determinados grupos de servidores públicos?
Orchidea
2020-03-19 22:02:01Não só o dinheiro recuperado pela Lava-Jato , mas também ,as verbas milionárias que seriam distribuídos aos Deputados e Senadores. Tudo certo Rodrigo Maia e Alcolumbre ? O Brasil aguarda maior grandeza dos senhores neste momento.
LJ#LT#
2020-03-19 21:57:14👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻ESSE DINHEIRO É DO SUOR DO POVO BRASILEIRO !!!!