PGR denuncia deputado do PL por recebimento de propina da Odebrecht
A Procuradoria-Geral da República denunciou o deputado federal João Carlos Bacelar (foto), do PL da Bahia, pela suposta prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação tramita no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro Edson Fachin. De acordo com a PGR, o congressista recebeu 400 mil reais em propina...
A Procuradoria-Geral da República denunciou o deputado federal João Carlos Bacelar (foto), do PL da Bahia, pela suposta prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A acusação tramita no Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro Edson Fachin.
De acordo com a PGR, o congressista recebeu 400 mil reais em propina da Odebrecht, entre 2010 e 2014, por meio de doações eleitorais não oficiais, para atuar em favor da empresa na Câmara.
O órgão frisa que, à época, ele participava de comissões relacionadas a temas de interesse da empreiteira, inclusive a CPI da Petrobras, e, como uma das lideranças do partido, articulava medidas legislativas importantes para a companhia.
"Nota-se, portanto, que a relação com o Deputado Federal João Bacelar, dentre outros parlamentares, constituía um ativo estratégico importante da Odebrecht para influenciar a atividade fiscalizadora e legislativa da Câmara dos Deputados em áreas de seu interesse. Nessa linha, as doações eleitorais da ODEBRECHT eram realizadas tendo em consideração essa relevância do parlamentar para os interesses do grupo econômico, conforme descrito por colaboradores", pontua a PGR, na denúncia.
A peça é assinada pela vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo. Além de João Carlos Bacelar, outras quatro pessoas foram denunciadas. Caberá à Segunda Turma do STF decidir se aceita ou rejeita a peça.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Amaury G Feitosa
2022-04-10 10:15:12ao velho babalorixá ACM com quem conversei algumas vezes quando morei na Bahia (que inteligência rara) tinha toda razão a Bahia é um caso à parte e acreditem será salva por ACMNeto unanimidade na boa terra já que PASMEM a oposição vai liderada pelos ladrões do PT acumpliciados a quem mesmo? a Gedel Vieira Lima aquele que com a mãe roubou $50milhões que quase não coube num apartamento .. este país depois de 500 anos fica cada dia pior.
MARCOS
2022-04-09 19:32:40deputado, o deu errado? porque a agu denunciou v.excrecencia? fica tranquilo que o processo será trancado no stf.
Nelson
2022-04-08 20:09:05Segunda Turma? Esquece.
Bartolomeu
2022-04-08 20:04:25Esqueça isso, povo! Ninguém mais confia em vocês da PGR e do ST F. E mais, poucos de nós têm esperança de um Brasil sem vocês. Mas, quem sabe né, se derrubarmos o BOZO e o CONDENADO…