PF reitera que Jair Bolsonaro cometeu crime ao vazar dados, mas não o indicia e encerra inquérito
A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 2, que encerrou a investigação que mirou Jair Bolsonaro e o deputado Filipe Barros, do PSL do Paraná, (foto) por vazamento de dados sigilosos. Responsável pelo inquérito, a delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro reiterou o entendimento de que os dois praticaram o crime de violação...
A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 2, que encerrou a investigação que mirou Jair Bolsonaro e o deputado Filipe Barros, do PSL do Paraná, (foto) por vazamento de dados sigilosos.
Responsável pelo inquérito, a delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro reiterou o entendimento de que os dois praticaram o crime de violação de sigilo funcional, que consiste em "revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelação".
Bolsonaro e Barros, porém, não foram indiciados. Ribeiro lembrou que a jurisprudência do Supremo impede a PF de imputar formalmente crimes a autoridades com foro privilegiado sem prévia autorização da corte.
A PF manifestou-se no âmbito de um inquérito aberto por Alexandre de Moraes em agosto de 2021, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral. O ministro adotou a medida após, em entrevista à Jovem Pan, Bolsonaro destrinchar uma apuração sobre um ataque cibernético ao sistema interno da corte eleitoral ocorrido em 2018 -- ele estava acompanhado de Barros durante a transmissão ao vivo.
Bolsonaro chegou a ser intimado a depor sobre o vazamento, mas se negou a prestar esclarecimentos. A PF afirmou que a recusa "não teve o condão de
impedir a correta compreensão e o esclarecimento do evento".
Denisse Ribeiro frisou que, durante a apuração, a PF adotou medidas como a tomada de depoimentos de todos os envolvidos no caso, à exceção de Bolsonaro, a análise correicional do inquérito policial divulgado e dos demais atos de investigação e a transcrição fonográfica da live presidencial.
Para a PF, ficou comprovado que Bolsonaro e Filipe Barros sabiam que o inquérito divulgado não apontava qualquer indício de que o ataque hacker ao TSE resultou em "fraudes em eleições". Ainda assim, os dois atuaram para levar "a população a erro quanto à lisura do sistema de votação e à correção dos atos dos agentes públicos envolvidos no processo".
Além disso, a Polícia Federal pontuou que, à época, havia medidas investigativas sigilosas em andamento e "que não deveriam ter sido publicizadas a particulares, pois estavam relacionadas à apuração em curso".
Com a conclusão do inquérito, a PF indiciou somente o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente, que divulgou a íntegra do material nas redes sociais, por ordem de Jair Bolsonaro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURICIO
2022-02-02 14:52:17Nada como ter um chefe doente das idéias e arrogante no modo de ser.
Alexandre
2022-02-02 13:53:13Espero que o ten. cel. pegue alguns anos de cadeia.
Max
2022-02-02 13:49:36Sobrou para o tenente-coronel. Mais um tiro no próprio pé do Jair e na confiança dos militares que apoiaram o ex tenente insubordinado do Exército prevendo que ele elevaria a moral das Forças Armadas deste país. Até a PF está pagando pelas atrapalhadas do Jair.
MARCOS
2022-02-02 12:38:46ESSA REPORTER PRECISA SE INTEIRAR MAIS DOS PROCEDIMENTOS DE UM INQUÉRITO POLICIAL. A PF FINALIZA UM IP E O REMETE AO MPF, ESSE SIM TEM O PODER DE PEDIR O ARQUIVAMENTO, OUVIDO O JUÍZO COMPETENTE. O TRABALHO DA PF FOI CORRETÍSSIMO EM RELAÇÃO A TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS.
MENEZES88
2022-02-02 12:38:27MAIS UMA PRA CONTA DO IMBECIL. JUNTO COM PARTE DO STF ESTÃO TENTANDO DE TUDO PARA ATRAPALHAR MORO NAS ELEIÇÕES PORQUE SABEM DAS CONSEQUÊNCIAS. SE NÃO TIVESSEM TANTO MEDO DO RESULTADO NUNCA TENTARIAM MANOBRAS ATÉ CRIMINOSAS PARA IMPEDIR A SUA CANDIDATURA MAS NÃO CONSEGUIRÃO E TODOS SERÃO RESPONSABILIZADOS POIS É O MÍNIMO QUE ESPERAMOS. MORO PRESIDENTE E VIVA A LAVA JATO ETERNAMENTE CADEIA AOS TRAIDORES DO BRASIL."O GUERREIRO CONHECE O SILÊNCIO QUE ANTECIPA O COMBATE IMPORTANTE" PAULO COELHO🇧🇷⚖️
PAULO
2022-02-02 12:17:32Bolsonaro é um aloprado. Aliás, toda a sua família são de aloprados. Precisamos de um Presidente inteligente e com equilíbrio emocional, para que o Brasil consiga sair do buraco em que a Dilma nos colocou, e que foi aprofundado pela incompetência do Bolsonaro. MORO PRESIDENTE 🇧🇷
Nilo
2022-02-02 12:15:44Ela é uma mulher muitíssimos mais poderosa e patriota que muito idi-ota cana-lha e corru-pto que se abriga e se locupleta nas tetas do Poder, por não ter hombridade, nem cul-hões e nem sequer competência, para honrar seu país e ou sua própria família.
Nelson
2022-02-02 11:37:53Aras em saia mais justa que a calça do Doria.
Heraldo Marques Figueiredo
2022-02-02 11:33:03Contra o Cap Clorô tudo dá em nada.
Marcello
2022-02-02 11:32:28Nossa República de Bananas: "Você sabe com quem está falando?" => Licença para delinquir, impunemente! Até quando?