PF mira desvios em obra milionária na BR-101 em Pernambuco
A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira, 8, dois mandados de prisão temporária (prazo de cinco dias, prorrogável) no âmbito da Operação Outline, que mira supostos desvios em um contrato de 190 milhões de reais para a requalificação da BR-101, no trecho do Contorno Viário da Região Metropolitana de Recife. Também são cumpridos nove mandados de...
A Polícia Federal cumpre, nesta sexta-feira, 8, dois mandados de prisão temporária (prazo de cinco dias, prorrogável) no âmbito da Operação Outline, que mira supostos desvios em um contrato de 190 milhões de reais para a requalificação da BR-101, no trecho do Contorno Viário da Região Metropolitana de Recife. Também são cumpridos nove mandados de busca e apreensão.
A maior parte da verba para a obra é federal, e foi repassada ao Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco, o DER. A primeira fase da Outline foi deflagrada em novembro do ano passado. Nesta etapa, a PF investiga o enriquecimento de servidores do DER, e também a leniência da extinta Secretaria de Transporte do Estado de Pernambuco com as fraudes.
Segundo a PF, na primeira fase, "foram apreendidos documentos e arquivos digitais que revelaram evidências dos desvios como, por exemplo, a contratação de empresa fantasma". "Além disso, ficou demonstrada a evolução patrimonial de ex-servidores do DER/PE incompatível com seus vencimentos.”
A Justiça Federal decretou ainda o confisco dos imóveis dos investigados, localizados nas cidades de Recife e Gravatá. Também há mandados sendo cumpridos em Paulista (PE), Serra Talhada (PE) e Brasília.
As investigações se iniciaram a partir de auditoria do Tribunal de Contas da União e do Tribunal de Contas do Estado que revelou que a obra vinha sendo executada com com asfalto e outros materiais de "baixa qualidade e pouca durabilidade", segundo a PF.
São investigados os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva e peculato.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)