PF faz operação contra desvios de recursos em hospital de campanha de Minas
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 11, a Operação Entre Amigos. A ação mira desvios de recursos de uma organização social responsável pela gestão de uma unidade de pronto atendimento e do hospital de campanha construído no município de Divinópolis, em Minas Gerais. O contrato ultrapassa 100 milhões de reais. A operação tem o apoio...

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira, 11, a Operação Entre Amigos. A ação mira desvios de recursos de uma organização social responsável pela gestão de uma unidade de pronto atendimento e do hospital de campanha construído no município de Divinópolis, em Minas Gerais. O contrato ultrapassa 100 milhões de reais. A operação tem o apoio da Controladoria-Geral da União.
A apuração sobre o caso começou após uma denúncia de sobrepreço no aluguel de ambulâncias para a UPA da cidade. A Polícia Federal analisou documentos do processo e decidiu ampliar a investigação para outros contratos com a organização social, sobretudo para avaliar a negociação do hospital de campanha.
A obra recebeu recursos de fontes municipais, estaduais e repasses do Fundo Nacional de Saúde. Os investigadores identificaram indícios de favorecimento de empresas, a ausência de divulgação de editais e o sobrepreço em compras feitas pela entidade. A organização social foi beneficiada no processo de qualificação realizado pela prefeitura do município.
A PF cumpre quatro mandados de prisão e 26 de busca e apreensão em oito cidades mineiras, como Belo Horizonte e Betim. A Justiça autorizou ainda 50 quebras de sigilos bancário e fiscal, além do bloqueio de 2 milhões de reais em bens de nove empresas investigadas. Os acusados responderão pelos crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e associação criminosa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Eliseu
2020-12-11 16:36:48A única razão para esse tipo de corrupção continuar existindo no Brasil é a certeza da impunidade. A derrubada da prisão após condenação em segunda instância devolveu aos corruptos a esperança de enriquecimento ilícito sem punição. Obrigado STF, você faz um bem enorme para o Brasil da latrina.
Neusa
2020-12-11 13:18:08Roubar recursos da Saúde nessa tragédia da pandemia? Com certeza, deve ter um "castigo maior" que infelizmente chegará a terceira, quarta geração desses políticos bandidos! Riqueza que se transformará em tragédia familiar pra esses que desviam dinheiro público.
Maria
2020-12-11 12:32:21A PF deveria investigar os municípios pequenos também. Pensam que nesses não tem falcatruas? E como tem... Tem cada prefeitinho safado...
Ana
2020-12-11 12:07:03Todo este movimento de LIMPEZA, começou com a LAVA JATO, Moro e todos os outros procuradores.Todo mundo que for contra este movimento, vai ter um grande castigo Divino.