Pesquisa Genial/Quaest é boa notícia para Tarcísio
Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda, 13, traz boas notícias para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (foto), caso ele pense em disputar com o presidente Lula a eleição presidencial, em 2026. Em primeiro lugar, a pesquisa mostra que, para 55% dos entrevistados, Lula não merece mais uma chance como presidente em...
Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda, 13, traz boas notícias para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (foto), caso ele pense em disputar com o presidente Lula a eleição presidencial, em 2026.
Em primeiro lugar, a pesquisa mostra que, para 55% dos entrevistados, Lula não merece mais uma chance como presidente em 2026.
Além disso, os pesquisadores perguntaram quem seria melhor para enfrentar Lula em 2026, se Jair Bolsonaro não puder concorrer. Como o ex-presidente já foi declarado inelegível, a questão é de fundamental importância.
Para 28% dos entrevistados, Michelle Bolsonaro seria a melhor escolha. Para 24%, seria Tarcísio de Freitas. Outros 10% mencionaram o governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Mas há uma importante diferença entre Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas.
A ex-primeira-dama teria muita dificuldade em conquistar votos entre petistas e eleitores de Lula. Metade dos brasileiros não votaria nela.
Tarcísio, por outro lado, tem rejeição bem menor, de 30%.
Mas a melhor notícia para ele é que 39% dizem não conhecê-lo, o que mostra que Tarcísio poderia avançar bastante nesse eleitorado.
"Considerando que Tarcísio de Freitas ainda tem uma taxa de conhecimento no Brasil menor do que a de Michele, acredito que haja mais chance de ele invadir um campo que o bolsonarismo puro teria mais dificuldade em percorrer", diz o cientista político Bruno Soller.
"Em um país dividido como o nosso, o candidato que tiver maior capacidade em invadir o lado oposto é sempre mais interessante. Nesse sentido, além do desconhecimento de Tarcísio, favorece a ele o fato de ter entregas, como governador do maior estado do país. Ele pode sair do campo apenas ideológico e convencer eleitores mais preocupados com serviço e com renda do que em bandeiras ou pensamentos políticos", diz Soller.
O cientista político também chama a atenção para o bom desempenho no Nordeste do governador do Paraná, Ratinho Júnior, filho do apresentador de televisão Ratinho.
"Vale uma menção honrosa ao Ratinho Júnior. Ele parece ser o único dos candidatos da direita que penetra no eleitor mais pobre. O índice dele no Nordeste, por exemplo, mostra essa capacidade, que provavelmente advém do conhecimento de seu pai. Acho uma candidatura interessante, nesse aspecto", diz Soller.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2024-05-13 19:38:51A PERGUNTA É: OS BOLSONAROS VÃO QUERER LARGAR O OSSO?