Peru: EUA criticam autogolpe e Congresso destitui o presidente Castillo
A Embaixada dos Estados Unidos em Lima, no Peru, emitiu um comunicado condenando a tentativa do presidente Pedro Castillo de tentar um autogolpe no país. "Os Estados Unidos rejeitam categoricamente qualquer ato fora da Constituição do presidente Castillo para impedir que o Congresso cumpra com o seu mandato", diz a nota. "Os Estados Unidos instam enfaticamente o...
A Embaixada dos Estados Unidos em Lima, no Peru, emitiu um comunicado condenando a tentativa do presidente Pedro Castillo de tentar um autogolpe no país.
"Os Estados Unidos rejeitam categoricamente qualquer ato fora da Constituição do presidente Castillo para impedir que o Congresso cumpra com o seu mandato", diz a nota. "Os Estados Unidos instam enfaticamente o presidente Castillo a reverter sua tentativa de fechar o Congresso para permitir que as instituições democráticas do Peru funcionam segundo a Constituição. Pedimos ao público peruano para manter a calma durante esse tempo de incertezas."
Logo em seguida, o Congresso do Peru, destituiu o presidente Castillo, o que indica que talvez ele não tenha mais condições de tomar qualquer decisão. Os militares e as Polícia Nacional também afirmaram que não cumpririam com as ordens de Castillo.
Castillo deixou o Palácio de Governo na companhia de sua esposa e filhos com malas e bolsas. Eles entraram em um carro e estão a caminho da Embaixada do México. Sua intenção seria a de pedir asilo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Fredson Santos Rocha
2022-12-07 20:10:25Palhaçada... Aliás, desde que assumiu viu-se que era mais animador de torcida do que um político.
Peter
2022-12-07 17:39:46Triste cenário. Viva a Democracia, também no Peru!