Partidos vão ao STF contra ato de Lira que anulou criação de bloco pró-Baleia
Partidos que apoiaram a candidatura do deputado Baleia Rossi, do MDB, à presidência da Câmara informaram na madrugada desta terça-feira, 2, que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar suspender o primeiro ato do presidente eleito da casa, Arthur Lira, que anulou a formação do bloco partidário de oposição na eleição da Mesa Diretora....
Partidos que apoiaram a candidatura do deputado Baleia Rossi, do MDB, à presidência da Câmara informaram na madrugada desta terça-feira, 2, que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar suspender o primeiro ato do presidente eleito da casa, Arthur Lira, que anulou a formação do bloco partidário de oposição na eleição da Mesa Diretora.
Lira alegou que o registro do bloco foi feito de forma "intempestiva" porque descumpriu o prazo previsto, que era 12 horas de segunda-feira, 1. Assim, o novo presidente da casa convocou uma nova sessão para a tarde desta terça-feira, 2, a fim de eleger os outros membros dos cargos da Mesa Diretora, a partir de um novo cálculo de proporcionalidade dos blocos.
Ao todo, dez partidos formaram o bloco que apoiou Baleia Rossi, derrotado pelo líder do Centrão, como MDB, PSDB e PDT. Três deles, PT, PDT e PSB, perderam o prazo de registro. Os líderes das legendas alegaram que o sistema interno da Câmara travou 20 minutos antes do fim do horário-limite.
A decisão de Lira foi criticada pelos partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro, que ofereceu emendas e cargos para ajudar a eleger o deputado do Progressistas. Segundo Alessandro Molon (foto), do PSB, todos os partidos do bloco devem entrar juntos no Supremo para suspender o ato do novo presidente da Câmara. "Nós entraremos com certeza", afirmou. Apeada de seus cargos, toda a composição partidária que marchou com Baleia assinará o pedido ao Supremo.
O deputado Kim Kataguiri, do DEM, já estava redigindo a petição durante a madrugada, enquanto líderes do PT, PDT, PCdoB, PSOL, PSB, PSDB e MDB se reuniam com Rodrigo Maia para discutir a reação. Os integrantes da chapa de Baleia ainda estão enclausurados na sala do MDB na Câmara redigindo as peças jurídicas. Parlamentares presentes na reunião reclamaram da medida de Lira em uníssono: "autoritário".
Caso a medida não seja revertida no STF, o bloco de Arthur Lira ganhará o direito de ocupar a maior parte dos cargos na Mesa Diretora, em virtude da regra da proporcionalidade no preenchimento dos postos. A tendência é que todos os cargos titulares, à exceção da quarta secretaria, fiquem nas mãos dos aliados do líder do Centrão.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Francisco.
2021-02-02 16:32:09Idiota, asqueroso.
Manoel
2021-02-02 15:53:55Chora babaca, 12,06', chegou atrasado.
Francisco.
2021-02-02 15:24:11Molom respeita o povo. Por favor.
Francisco.
2021-02-02 15:22:38Eu trabalho, ganho e pago imposto. E tu Molin?
Silvia
2021-02-02 09:18:51Vergonha! Era das trevas no executivo e legislativo, pobre Brasil
MARCIO
2021-02-02 09:03:36Ladrãozada da esquerda, vocês perderam, de novo!
Jose
2021-02-02 08:58:12Como eu sempre falei desde fevereiro de 2019: Bozismo = Centrão = Corrupção = Mediocridade. Agora eu adiciono lutas coisa: Bozismo = Genocídio = Necrofilia = Perversidade = Delinquência. Como é bom estar sempre certo!
SÉRGIO
2021-02-02 08:41:31Qualquer coisa que contraria a oposição é motivo de petição ao STF? Este poder está sendo invocado conforme o que estabelece a Constituição?
Marc
2021-02-02 08:11:59320 representantes de 212.000.000 d brasileiros?Uma nova era petista se inicia.O PT foi orquestrador do maior escândalo d corrupção da face da Terra!O que está por vir será maior.Mais de 1000 mortos por dia e Brasília está em festa.Só consigo pensar q chegamos ao ponto de uma Venezuela,sem volta.A raça do Maduro chegou ao poder e agora já era.Foi longe demais, não tem volta.A bola de neve despencou do barranco. Imaginem o bolsonazifascista com todo poder a sua disposição.Estamos literalmente fu
Palhaço Bozo
2021-02-02 08:06:08O cara é tão sequelado que nem consegue entender que não será mais o Bolsonaro que irá governar, muito menos suas pautas para destravar o Brasil serão tratadas nessa atual composição congressista. Bolsonaro ajudou a eleger o Cavalo de Troia que será a sua verdadeira derrocada.