Para senadores, ação contra Renan expõe fragilidade de Bolsonaro
Senadores da CPI da Covid veem como mais um passo em falso do Planalto e de sua base aliada no Congresso a ação que resultou na proibição temporária para que Renan Calheiros (foto) assuma a relatoria da comissão. O processo, avaliaram, serviu somente para expor a fragilidade do presidente e queimar ainda mais as pontes...
Senadores da CPI da Covid veem como mais um passo em falso do Planalto e de sua base aliada no Congresso a ação que resultou na proibição temporária para que Renan Calheiros (foto) assuma a relatoria da comissão.
O processo, avaliaram, serviu somente para expor a fragilidade do presidente e queimar ainda mais as pontes entre Jair Bolsonaro e o emedebista, uma vez que Renan viu as digitais do governo no processo movido pela deputada federal Carla Zambelli, aliada de primeira hora do Executivo.
Os congressistas são unânimes quanto à previsão de derrubada do veto. O argumento levantado nos bastidores -- e nas redes sociais pelo próprio Renan -- é de que, ao tentar inviabilizar a escolha de um nome para a cúpula da CPI, o juiz federal interferiu numa decisão que cabe somente ao Senado, desrespeitando a separação de Poderes, o que facilmente será reconhecido em instância superior.
Além disso, os congressistas lembram que, embora a decisão impeça a submissão do nome de Renan à votação, não há no regimento interno do Senado a previsão de eleição para a relatoria. A escolha ocorre via designação direta do presidente da comissão. O fundamento técnico usado pelo juiz, portanto, não se sustenta.
Na prática, nada muda no acordo selado pelo G-7, o grupo de sete senadores "independentes" e de oposição da CPI: Renan continua favoritíssimo para assumir o posto estratégico pelas mãos de Omar Aziz, que deve ser eleito presidente do colegiado e será o responsável por indicar o relator. A sessão de instalação da comissão permanece marcada para esta terça-feira, 27.
Em conversa com Crusoé, senadores ressaltaram que a ação entra na esteira de uma série de trapalhadas do governo. Depois de falhar em impedir a instalação da CPI e de vazar um relatório com 23 omissões que servirão de roteiro para a oposição, Bolsonaro agora perderá também na Justiça a briga para evitar que Renan seja relator. Com a agravante que o presidente sairá ainda menor politicamente do episódio.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Um Velho na Janela
2021-04-27 12:05:31A estratégia de defesa contra a CPI segue os padrões de qualidade do governo Bolsocheio. Por que vocês pensam que o Brasil engatou essa marcha ré macabra que pode nos transformar em lixeira mundial? Por excesso de competência?
Sergio
2021-04-27 10:13:08é só falar que vai ter uma vaga no STF que todo mundo puxa o saco do presidente. tá todo mundo virando evangélico para vê se tem chance de ser indicado.kkkkkkkkk
Elvio
2021-04-27 09:51:34Mais uma derrota do Capitão Cloroquina
Geraldo
2021-04-27 08:35:12Esquente não, senhor Presidente. A gente já sabe como terminam essas CPIs no parlamento. Tudo palhaçada. Querem mostrar que trabalham, quando, na realidade, nada fazem.
LUIZ
2021-04-27 07:46:50Omar Aziz é o mesmo que foi preso em 2017 ou 2019? Renan é aquele mesmo que também responde a processos de corrupção? Nosso país não tem Justiça, só um bando cooptado pela ideologia do poder pelo dinheiro.
AKUMA
2021-04-27 07:36:35jair, o barrigudinho-linguinha-presa está em panico. covid no brasil ainda vai chegar ao tribunal de HAIA.
Jose
2021-04-27 07:28:45Tanto faz. O importante é remover o Bozo o mais rápido possível. Há mais de 380 mil razões para fazer isto pelo bem do Brasil. Olhem os Estados Unidos. Bastou remover o dono do Bozo, que o país melhorou 1000 porcento. Simples assim. O que vocês estão esperando?
Ilvio
2021-04-27 07:18:03Bolsonada pisou em mais uma casca de banana...
Márcia
2021-04-27 00:24:56País desgovernado, cheio de erros, vira refém de mtos, inclusive do Renan!
Patrick
2021-04-26 23:28:53Chega desse corrupto chamado Renan, #fora!!!