Para Saúde, SP, Rio, Brasília, Manaus e Fortaleza devem manter isolamento
O Ministério da Saúde reforçou nesta quinta-feira, 9, a orientação para que regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus e Brasília, não afrouxem as medidas de isolamento social. A pasta alertou que as capitais, que já enfrentam índices elevados do novo coronavírus, devem enfrentar o pico de casos entre o final deste...
O Ministério da Saúde reforçou nesta quinta-feira, 9, a orientação para que regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Manaus e Brasília, não afrouxem as medidas de isolamento social. A pasta alertou que as capitais, que já enfrentam índices elevados do novo coronavírus, devem enfrentar o pico de casos entre o final deste mês e o início de maio.
“O ministro [Luiz Henrique Mandetta] foi muito claro na última fala dele. Nesses locais que já estão com o sinal vermelho, sinais de que há um aumento bastante considerável do número de casos, devemos dar a máxima atenção à questão da mobilidade social”, argumentou o secretário-executivo do órgão, João Gabbardo dos Reis (foto).
A pasta, no entanto, destacou que os locais com baixos percentuais de Covid-19 podem conduzir o alívio das restrições. Nas contas do ministério, 86% dos municípios do país não registraram casos confirmados da doença ou de síndrome respiratória aguda grave.
“Não temos nenhuma crítica às medidas de abrir esses municípios, porque eles se sentindo tranquilos, tendo a capacidade instalada para atendimento e estando em posse de EPIs [equipamentos de proteção individual] estão preparados para quando aumentar [o número de quadros]”, pontuou.
Na segunda-feira, 6, o ministério orientou parte das unidades da federação e dos municípios que adotaram o distanciamento social ampliado, em que toda a população permanece em isolamento, a migrarem para o distanciamento social seletivo, no qual a restrição aplica-se a integrantes do grupo de risco, como idosos e doentes crônicos.
A transição, que pode acontecer a partir da próxima segunda-feira, 13, é recomendada apenas para os locais em que os pacientes infectados pelo novo coronavírus não tenham comprometido mais de 50% da capacidade das instalações do sistema de saúde existentes antes da chegada da pandemia no país.
Questionado sobre o número de municípios aptos a iniciar o abrandamento, Gabbardo desconversou. “O ministério coloca as recomendações, normas, sugestões. Temos conhecimento de quais são os municípios que não tem caso. Temos municípios que tem um ou dois casos. Tudo isso nós temos. Mas o município tem muito mais informações que a gente sobre a sua situação”, disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Rafael
2020-04-10 13:31:59Essa gente quer manter a população enjaulada até quando? Estamos em guerra e querem os soldados todos embaixo da cama!
jtn
2020-04-10 01:45:02Acho que o negócio é bem simples...só defende isolamento total quem tá com a conta bancária bem cheia...já correram nos mercados pra estocar alimento, já acabaram com os estoques de gás de cozinha...e agora ficam filosofando a favor de isolamento total... e quem não tem reserva? E quem agora tem que pagar 200,00 num botijão de gás por causa do desabastecimento? Sebrae contabilizando 9 milhões de desempregados até agora!!! e aí como fica?
Krer
2020-04-09 23:02:40kkk. O que vai ter de gente isolada deixando o celular em casa! O povo não vai respeitar Doria, o povo é meio tranquilão. Vai dar certo esta ação esquisita em país livre?
Eduardo
2020-04-09 22:54:29Discordo, manda todo mundo pra rua, dá uma cartela de Cloroquina para cada um, e põe os mortos na rampa do Planalto. Será que Bolsofrouxo topa?
Krer
2020-04-09 22:51:03Porque Dória não vai rastrear por celular os políticos corruptos, os condenados fugidos , os que fazem arrastão nas praias?
Krer
2020-04-09 22:49:29Quem autorizou rastrear minha localização por celular Dória? Este país virou comunista e eu não sabia.
Marcos
2020-04-09 22:15:49QUARENTENA DE JOVENS É UMA ESTUPIDEZ. PAREM DE HISTERIA E COVARDIA E ESCUTEM OS EPIDEMIOLOGISTAS SÉRIOS.
ANDRE
2020-04-09 20:34:44Quarentena vertical na maior parte do Brasil é o óbvio ulululante...
Jose
2020-04-09 19:42:35Quando tentaram fazer isso nos Estados Unidos, o conselheiro trumpiano foi claro: não façam, pois há um risco enorme da doença se expandir mais ainda. O ministério está brincando com o poder de difusão das pessoas e, por conseguinte, do vírus. Basta ver que o vírus virou mundial em menos de três meses. E que no Brasil, até lugares isolados na Amazônia já tem população contaminada.