'Pacto pela democracia': governadores querem encontros com Congresso, STF e Planalto
Governadores de 24 estados e do Distrito Federal decidiram em uma reunião, nesta segunda-feira, 23, que tentarão viabilizar encontros com Jair Bolsonaro e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, nos próximos dias para firmar um "pacto pela democracia". O grupo prega a ampliação do...
Governadores de 24 estados e do Distrito Federal decidiram em uma reunião, nesta segunda-feira, 23, que tentarão viabilizar encontros com Jair Bolsonaro e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, nos próximos dias para firmar um "pacto pela democracia".
O grupo prega a ampliação do diálogo para melhorar as relações institucionais e, assim, estabelecer um ambiente favorável para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, agravada pela circulação da variante Delta, e a retomada do desenvolvimento econômico.
"O Brasil precisa de um ambiente de diálogo, um ambiente em que possamos ter todas as condições de segurança, principalmente para os investidores, para a atração de investimentos, para esse desafio de gerar emprego e renda. E nada melhor do que serenidade, maturidade, diálogo, claro, respeitando as posições. A democracia depende disso", disse o coordenador do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (foto), do Piauí.
Durante o encontro, os mandatários classificaram como "grave" a escalada da ofensiva de Jair Bolsonaro contra as instituições. O governador de São Paulo, João Doria, declarou que o grupo tem o dever de "defender a democracia" e não pode silenciar diante de constantes "ameaças". A fala foi endossada por Eduardo Leite -- o chefe do Executivo do Rio Grande do Sul frisou que os poderes podem ser criticados com base em "argumentos", mas jamais por meio de "ataques".
"Existe uma distinção muito nítida entre liberdade de expressão e pluralismo político e de ameaças à democracia e golpismos", completou Flávio Dino, que comanda o Maranhão. "Temos que lembrar dos precedentes históricos. Em 1964, outros ocupavam os governos estaduais e, naquela época, reinou uma certa perplexidade nessa esfera de poder. O que nós vimos é que, passada a ruptura e o golpe, todos os governadores sofreram, sem exceção".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Vera
2021-08-24 07:19:17Pacto para a democracia...Que democracia? Estão com medo heim ?
Odete6
2021-08-24 01:58:58Ah, vão trabalhar, ""senhores governadores"", e deixem de perder tempo e despender erário com essas iniciativas inúteis!!!!
Silvana
2021-08-23 21:24:56Essa gente só se reúne para cuidar dos próprios interesses. Defesa da democracia? Nos poupe!
Alberto
2021-08-23 18:43:05Alberto (Belém-Pa). Não tem q reunir com Bolsonaro coisa nenhuma, ele não respeita acordo se não prevalecer o q ele quer. No outro dia depois da reunião ele já vai estar atacando as instituições ou quem participou da reunião. O correto seria isolar o extremista delinqüente deixando-o derreter nos braços de sua claque. Bolsonaro não tem o apoio integral das Forças Armadas, muito menos da maioria do povo brasileiro. Bolsonaro já não representa a maioria da população brasileira. #BolsonaroNuncaMais
Edmundo
2021-08-23 18:27:49Desde quando a esquerda defende a democracia? Como defende democracia e apoia Cuba e Venezuela é essa democracia muito cara de Pau!Esse povo não é confiável!
MARCOS
2021-08-23 18:17:11Moro Presidente.
Júlio
2021-08-23 16:55:13Qual entendimento deve haver com Congresso e STF nas bases atuais? Ou eles param de defender bandidos e de interferir no executivo ou a corda vai arrebentar. O povo está cansado. Será que eles não vão atender nem o povo? Dia 7/09 o recado será diferente. Não precisamos de dialogo, precisamos de mudança radical. Se o Bolsonaro não atacar essa podridão ele se torna mais um igual eles. Quanto a esses comentários por canalhas como Jose, Palhaço Bozzo, ignoro. A hora de vcs está chegando
Marcos
2021-08-23 16:22:08José podemos saber qual é o seu candidato?
Jose
2021-08-23 14:37:40Eu já falei e repito de novo. O Brasil não melhorará enquanto o Bozo não for apeado do poder por crime contra a humanidade. Nem precisa se um gênio para entender a razão. Ninguém colocará dinheiro no Brasil enquanto o genocida estiver no poder. Simples assim! Bozistas e ex-Bozistas, por favor limpem a sujeira que vocês fizeram no primeiro turno da eleição passada. Sejam patriotas pelo menos uma vez na vida!
Natan
2021-08-23 14:28:07NUNCA SERÁ UM PACTO PELA DEMOCRACIA, ENQUANTO HOUVER CORRUPTOS NO MEIO.