Pacheco descarta ressuscitar PEC do voto impresso no Senado e diz confiar no TSE
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (na foto, à direita), descartou ressuscitar uma proposta em trâmite na casa que prevê a adoção do voto impresso. O parlamentar pronunciou-se no dia seguinte à derrota de Jair Bolsonaro na Câmara. Pacheco declarou que o resultado da análise dos deputados é suficiente para encerrar o debate sobre a mudança no...
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (na foto, à direita), descartou ressuscitar uma proposta em trâmite na casa que prevê a adoção do voto impresso. O parlamentar pronunciou-se no dia seguinte à derrota de Jair Bolsonaro na Câmara.
Pacheco declarou que o resultado da análise dos deputados é suficiente para encerrar o debate sobre a mudança no sistema de apuração de votos e disse esperar "a normalidade do processo eleitoral" em 2022, "pilar que é da democracia do Estado de Direito".
"Indagaram-me a respeito de uma PEC parecida que há no Senado desde 2015, mas considero que esse pronunciamento da Câmara em relação a esse tema torna definitiva e resolvida essa questão, não cabendo ao Senado qualquer tipo de deliberação ou de tramitação de matéria com o mesmo objeto", afirmou, em pronunciamento à imprensa, na tarde desta quarta-feira, 11.
A fala de Pacheco joga uma pá de cal nas tratativas de bolsonaristas, nos bastidores, para buscar um "plano B" em nome de uma das principais bandeiras do presidente da República.
A PEC mencionada pelo congressista foi aprovada pela Câmara em 2015 e está parada no Senado desde então. O texto detinha conteúdo amplo -- versava sobre a impressão do voto e determinava a perda do mandato do político que se desligar do partido pelo qual foi eleito, por exemplo.
No Senado, somente este ultimo ponto foi aprovado, ressalvada a exceção em casos de “grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda”. Pelas regras chanceladas pelo Salão Azul, também não perde o mandato no caso de criação, fusão ou incorporação do partido político.
No pronunciamento, Pacheco ainda reiterou "a confiança na Justiça Eleitoral brasileira". Que [o TSE] possa se desincumbir dos caminhos das eleições de 2022 com o máximo de lisura, sem qualquer tipo de fato que possa ser apontado em relação a fraudes ou a qualquer coisa que o valha", disse Pacheco.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
JOEL
2021-08-12 10:46:36Governos populistas sejam de direita, esquerda ou centro entendo que nao deva interessar a nenhuma nacao de gente esclarecida e consciente. A democracia sim, desde que haja respeito entre os poderes, sem que um nao meta a colher no outro, o que infelizmente nao funciona no Brasil onde o judiciario legisla. Por outro lado, que democracia vivemos, sempre explorados pela casta dominante dona do poder e dos recursos quase totais gerados pelo povo que tarda em abrir os olhos ver que algo esta errado.
José
2021-08-12 10:32:23Concordo plenamente! Em gênero, grau e número!!
JOEL
2021-08-12 10:01:39Confiar nesta suprema justica brasileira com a composicao atual tem que ser debio, somente os mal intencionados ou os politicos cafagestes fingem que acreditam so pra nao irem pra cadeia por conta da roubalheira que praticaram, vejam que 218 deles votaram de acordo com os interesses dos supremos da capa preta, quase todos com processos nas costas, uma folha corrida digna dos piores marginais, claro que nestas condicoes quem destes haveria de enfrentar esta digna corte...
JOEL
2021-08-12 09:47:47Este senhor trata o povo brasileiro como se fossemos gado da fazenda dele, esquecendo se que esta presidente do senado, mas nos o elegemos, ele no congresso nao passa de empregado do povo e ate quando este mesmo povo o suportar, entao baixa a bola cara, quem manda somos nos o povo, ou ele acha que nao....
Nádia
2021-08-12 08:17:34Eles sempre descartam até chegar a hora de uma boa troca com o chefão. Esse papo já se ouviu. Não ia pro plenário da câmara... A única coisa q precisa é de tempo pra saber qual melhor trade pro momento.
Edmundo
2021-08-11 20:55:08Ainda bem Minas tem falsificação no senado!
Isolina
2021-08-11 19:53:52Esperem, o insano vai achar outra coisa pra nos atormentar.
Isolina
2021-08-11 19:52:13Esperem, o GENOCIDA insano vai achar outra BURRICE
Olívia
2021-08-11 19:48:47Depois que Lira fez papel de palhaço, esse outro capacho não ajude fazer o mesmo.
Fernando
2021-08-11 19:05:23Os caras são insistentes! Própria atitude característica de insanidade!